Em Belém, Mercedes-Benz mostra sua força no transporte coletivo

Renovação do transporte coletivo da capital paraense

O chassi OF 1721, produzido pela Mercedes-Benz, é o queridinho do transporte coletivo urbano brasileiro por suas virtudes frente aos desafios diários que exigem um veículo versátil e robusto. Sua presença em grande volume nas cidades tem sido cada vez mais constante. Veja o exemplo da Região Metropolitana de Belém, capital do Pará, que, por intermédio do SETRANSBEL (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém), adquiriu 300 unidades do OF 1721 L, com suspensão pneumática, a serem distribuídas entre as 19 empresas operadoras do transporte coletivo local.

De acordo com a fabricante, a nova frota de veículos Euro VI chega para tornar a capital paraense um exemplo sustentável para sediar, em 2025, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). Além da suspensão pneumática, os novos ônibus também oferecem aos passageiros ar-condicionado, conexão de internet via Wi-Fi e outros acessórios, para levar mais conforto e praticidade para os usuários do transporte coletivo urbano local.

Paulo Gomes, presidente do SETRANSBEL, disse que o investimento realizado integralmente pelas associadas supera R$ 250 milhões na renovação da frota e amplia a participação da marca Mercedes Benz na operação, que precisa de equipamento confiável, robusto e de baixa manutenção, para garantir maior conforto ao usuário. “Com essa renovação, colocamos Belém e a sua Região Metropolitana na vanguarda, iniciando uma nova era na mobilidade urbana local. A realização de todo esse investimento foi viabilizada por intermédio do acordo inédito e histórico firmado com o governo do estado e com a prefeitura de Belém, no qual foi estabelecida a desoneração do ICMS e do ISS, que reduziu significativamente o impacto tributário para as empresas e, por consequência, para a tarifa. Por fim, destacamos que esta renovação vai trazer benefícios para os usuários do transporte coletivo, para as cidades atendidas e para as operadoras do sistema”, ressaltou ele.

Já Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, comentou que, a forte presença dos ônibus da marca Mercedes-Benz na renovação de frota em Belém contribui para o perfil mais ecológico que está sendo aplicado ao sistema de transporte coletivo urbano da Região Metropolitana. “Além disso, nossos ônibus se destacam pela robustez, baixo consumo de combustível e excelente custo operacional, o que resulta em rentabilidade para as empresas operadoras. Outro detalhe é que Belém já olha com muita atenção para os elétricos. Para esta moderna demanda, temos, também, uma solução em nosso portfólio, com o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a bateria, cujas primeiras entregas já estão sendo feitas a empresas de São Paulo, capital. Ou seja, os clientes encontram tudo o que precisam dentro da nossa marca”, afirmou o executivo.

O modelo OF 1721 pode receber carroçarias de até 13,2 metros, sendo equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de 4 cilindros, que oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm. Para a Mercedes-Benz, o motor é referência pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *