Em Manaus, Mercedes-Benz fez um grande negócio

Novos ônibus chegam para dar mais eficiência e modernização no sistema de transporte coletivo da capital do estado amazonense

A renovação da frota de ônibus do transporte coletivo da capital amazonense engloba a chegada de 125 unidades de chassis Mercedes-Benz, sendo 30 do modelo O 500 M Super Padron e o restante das versões OF 1721 e 1726 L, todos com motores Euro VI. Além disso, a marca está participando da entrega de um modelo 100% elétrico, por intermédio de seu chassi O 500 U Low Entry. Esse veículo começou a circular no início do mês de setembro, na linha que faz a ligação da Universidade Federal do Amazonas com o centro da cidade.

De acordo com a montadora, do mencionado lote, 40 unidades já foram entregues, com o restante previsto até o final deste ano. No ano passado, 65 ônibus Mercedes-Benz foram adquiridos pelas operadoras locais, elevando para 170 unidades da marca o total nestes dois anos, todas comercializadas pelo concessionário Mardisa.

Novos ônibus para Manaus com o chassi O 500 M Super Padron

Em se tratando da eletrificação do sistema, Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, comentou que, com o seu primeiro ônibus elétrico, Manaus dá um belo exemplo de sintonia com a preservação ambiental e a descarbonização na mobilidade urbana. “Ao mesmo tempo, merece total reconhecimento por também dirigir foco à renovação da atual frota de urbanos a diesel com modelos Euro VI, que reduzem drasticamente as emissões de poluentes. Isso traz benefícios para os usuários do transporte coletivo urbano, assim como para a sociedade e o meio ambiente”, destacou.

Quanto ao modelo Super Padron, Walter disse que, com mais esse novo negócio, são 50 unidades adquiridas em dois anos. “A demonstração deste ônibus na cidade no começo do ano passado e, principalmente, a disponibilização para uso em operações regulares das operadoras foram de extrema importância para que os clientes locais pudessem constatar, na prática, tudo aquilo que apresentamos como diferenciais do produto. Temos muito valor a agregar ao dia a dia das empresas, seja em desempenho e economia operacional dos ônibus, em capacidade de transporte e em conforto e segurança para passageiros e motoristas”, explicou.

O elétrico com carroçaria Caio

A encarroçadora Caio salientou a sua contribuição em prol do transporte coletivo sustentável, na cidade de Manaus, localizada numa região que abriga a maior parte da Floresta Amazônica, maior bioma do planeta, ao receber o primeiro ônibus movido à propulsão elétrica, com tecnologia 100% brasileira. Tal ônibus, adquirido pela operadora Integração, possui a carroçaria eMillennium, que, também, será base para estudos que irão mapear a performance do veículo, onde serão acompanhados pela prefeitura municipal de Manaus em parceria com a Universidade Federal do Amazonas.

Segundo informações, outras 13 unidades do modelo foram adquiridas até o final de 2023 e para 2024 mais ônibus elétricos deverão entrar em operação na cidade.

O primeiro ônibus elétrico de Manaus tem carroçaria Caio

A Caio ressalta que o eMillennium possui 12,15 metros de comprimento, com capacidade para transportar 28 passageiros sentados, com lotação total para 71 pessoas, sendo um produto concebido exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria. A carroçaria é produzida com diversos itens em polímero, material 100% reciclável, que confere alta durabilidade e acabamento superior.

Internamente, seu salão para os passageiros conta com acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, estrutura robusta e itens modernos que garantem o conforto de todos os passageiros ao longo de todos os trajetos, como poltronas totalmente estofadas, sistema de ar-condicionado, conexão de internet via Wi-Fi, tomadas USB, além de preparação para sistema de monitoramento, GPS, validador eletrônico.

Imagens – Divulgação

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