Em Salvador, o maior terminal de recarga elétrica

Capital baiana é uma das poucas cidades brasileiras a ter uma estrutura moderna de recarga elétrica para ônibus

O transporte coletivo da capital baiana já conta com ônibus elétrico em seus serviços e, agora, tem o maior terminal público de recarga esses veículos do Brasil. A infraestrutura, que integra o sistema BRT da cidade, foi inaugurado pela prefeitura há poucos dias. São dez terminais de recarga que têm a capacidade de recarregar 20 veículos elétricos, simultaneamente, em até três horas e trinta minutos.

A obra foi executada pela empresa Nansen, desde a infraestrutura civil para implantação do eletroterminal, até a entrega da solução completa de recarga comissionada em operação “Em meio ao avanço da eletrificação veicular no país, a implantação do terminal de Salvador é uma tendência que deverá ocorrer nos principais centros urbanos do Brasil, e a Nansen está pronta para atender estas demandas”, disse o gerente de Mobilidade Elétrica da empresa, Flávio Pimenta.

A companhia foi fundada em 1930 e tornou-se uma das mais tradicionais fabricantes de medidores do mundo, com atendimento às concessionárias brasileiras de energia e ao mercado internacional. Hoje, ela se destaca em tecnologia e soluções completas em medição de rede elétrica inteligente (smart grid) e em infraestrutura completa de recarga para mobilidade elétrica.

Ao fabricar e comercializar os carregadores para veículos com tração elétrica, a empresa se preocupa em fornecer solução completa em infraestrutura por meio do contrato turnkey, do tipo entrega de chave em mãos, assumindo o controle dos projetos, do início ao fim. Dessa maneira, a implantação do ponto de recarga começa no ponto de conexão com a concessionária de energia, seja em alta ou média tensão, e passa pela subestação transformadora de energia, infraestrutura de baixa tensão e o fornecimento e instalação de carregadores.

O investimento na nova infraestrutura de recarga elétrica foi de R$ 3,9 milhões, realizado pela prefeitura soteropolitana. Cada carregador tem a potência de 160 kW.

Imagem – Divulgação

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