Em Santiago, Mercedes-Benz e Caio reforçam o transporte

O mercado chileno é um grande comprador de ônibus brasileiro

A parceria entre a montadora de chassis para ônibus Mercedes-Benz e a encarroçadora paulista Caio, enviou 82 novos ônibus urbanos para o sistema de transporte coletivo da capital chilena, Santiago, conhecido como RED (Metropolitana de Movilidad). Os veículos, com chassis da família O-500, versões convencional e articulada, e carroçarias Mondego, são para renovação de frota e irão operar por toda a região metropolitana em torno da capital do país.

Na linha da sustentabilidade ambiental, os novos ônibus possuem motores Euro VI, além do sistema antibloqueio ABS, freio eletrônico EBS e sistema antiderrapagem ASR, tecnologias que proporcionam mais segurança para os passageiros e motoristas, e ainda, transmissão automática.

Segundo Mauricio Yamamoto, gerente sênior do Centro Regional Latina Ônibus, os chassis de ônibus da linha O-500 possuem grande representatividade para o Chile por proporcionar aos usuários um alto padrão de conforto e segurança. “Especialmente em razão do piso baixo, que garante melhor acessibilidade e agilidade nos embarques e desembarques dos passageiros, além da suspensão pneumática, que aumenta o bem-estar a bordo”, observou.

Já Jens Burger, diretor-geral do Centro Regional Daimler América Latina, disse que a satisfação é grande por, mais uma vez, participar do programa de renovação de frota de Santiago do Chile. “Em 2019, comercializamos mais de 200 ônibus para a então Transantiago e, agora, seguimos com essa parceria de mais de dez anos, fornecendo novos ônibus para o sistema”, sintetizou.

Novos ônibus com propulsores a diesel Euro VI

No tocante às carroçarias, o modelo Mondego articulado tem 18,65 metros de comprimento e capacidade para 156 passageiros, com sete câmeras internas, uma câmera de ré e monitor de 10”. Já a versão convencional comprimento de 10,99 metros, com capacidade para 75 passageiros, com cinco câmeras internas e uma câmera de ré e monitor de 10”. Todos os veículos contam com assentos destinados a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de poltronas escamoteáveis. O embarque é dianteiro, por portas do tipo fole de acionamento eletropneumático e bloqueador, sistema que evita a abertura inesperada durante o trajeto, além de iluminação interna em LED e sinalização nos degraus para a maior atenção dos passageiros.

O gerente de Exportação da Caio, Ivo Marco Belucci, destacou que as unidades têm tecnologia de altíssimo nível e exigida pela RED, sendo fabricadas com todos os cuidados e detalhes para proporcionar o máximo de conforto e segurança a todos os usuários. “A aceitação dos ônibus está sendo excelente, o que nos motiva a seguir desenvolvendo o melhor em carrocerias para atender aos anseios dos proprietários, operadores e usuários de ônibus do sistema RED em Santiago”, afirmou.

Para maior segurança operacional, os ônibus também têm sensores de estacionamento nos para-choques dianteiro e traseiro e monitoramento dos pontos cegos da carroçaria, o que permite ao motorista uma condução mais tranquila e maior atenção com o pedestre.

Imagens – Divulgação

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