Em seminário, fabricantes mostram seus ônibus elétricos

Indústria brasileira mostra que está preparada para produzir os mais modernos ônibus elétricos e ser competitiva em relação aos produtos estrangeiros

Três das mais consagradas fabricantes de ônibus do Brasil participaram de um evento que ressaltou a mobilidade urbana, acontecido na capital paulista.

A encarroçadora paulista Caio, referência no segmento de ônibus urbanos no Brasil e uma das mais relevantes da América Latina, mostrou o modelo eMillennium, que, em sua visão, representa a evolução das inúmeras soluções da marca, voltadas à mobilidade urbana, por meio de tração por energia alternativa.

A carroçaria, com 13,24 metros de comprimento, estava sobre o chassi Mercedes-Benz eO500-U, 100% elétrico. De acordo com a marca, o posicionamento otimizado do pack de baterias e dos componentes contribui com uma capacidade de lotação para 86 passageiros.

A carroçaria eMillennium da Caio vem conquistando espaço

Dentre os detalhes de construção do modelo, destacam-se o para-brisa inteiriço e os para-choques dianteiro e traseiro tripartidos, facilitando a manutenção, além do conjunto óptico em LED, que tem assinatura exclusiva Caio. Esses componentes também são intercambiáveis entre outros modelos da marca. “O eMillennium agrega alta tecnologia, a robustez tradicional dos produtos Caio, além da segurança, conforto e itens que otimizam o cotidiano da operação, trazendo inúmeros benefícios aos nossos clientes. Isso só é possível por meio de muita pesquisa e interação com nossos parceiros de negócios”, disse Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.

Reafirmando seu compromisso com a eletrificação dos sistemas de ônibus urbanos do Brasil, a marca gaúcha Marcopolo expôs seu modelo Attivi Integral, o primeiro modelo de ônibus 100% elétrico desenvolvido e produzido por ela.

O veículo apresentado pode ter até 12,95 metros de comprimento, tendo, ainda, chassi Low Entry, motor elétrico com potência máxima de 385 kW e torque de 2.800 Nm, além de eixo dianteiro Dana e eixo traseiro Meritor, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 398,6 kWh, possibilitando autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).

O modelo integral Attivi, da Marcopolo, se destaca pela tecnologia embarcada

O veículo mostrado tinha três portas do lado direito, na dianteira, entre eixos e traseira, sendo o acesso a cadeira de rodas na porta entre eixos. Para comunicação externa, estão instalados itinerários eletrônicos frontais, laterais e traseiro.

Já a Mercedes-Benz destacou o seu chassi com tração elétrica eO500U, veículo que é sinônimo de transporte sustentável e já faz parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os seus clientes. Ele representa o compromisso da marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana, sendo, também, um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo.

Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, comentou que o chassi de ônibus elétrico traz a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas. “A decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus urbano foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 67 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte. E reforçando ainda mais o compromisso com a sustentabilidade, o nosso chassi de ônibus urbano elétrico já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono”, destacou o executivo.

A Mercedes-Benz quer ser líder, também, do mercado de ônibus elétrico

Além do próprio veículo, a fabricante dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica, por meio de uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Com isso, o apoio será dado aos clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.

Imagens – Caio e Revista AutoBus

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