O BZL Volvo chega em São Paulo

A capital paulista é a segunda cidade brasileira a receber o novo veículo com tração elétrica

O transporte coletivo da terra da garoa não será mais o mesmo com a adoção dos ônibus elétricos em sua frota. Atenta com essa realidade, a Volvo Buses Latin America fará uma demonstração de seu chassi com tração elétrica BZL, no sistema local. Segundo a marca, ele chega num momento em que as grandes metrópoles da América Latina avançam em projetos de eletrificação do transporte.

Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo, disse que São Paulo tem a maior frota do país e busca fornecedores confiáveis de ônibus elétricos. “Nosso veículo associa toda a experiência da Volvo em sistemas de transporte de passageiros com a avançada tecnologia e reconhecida qualidade dos chassis da nossa marca. Somos uma opção segura para os operadores e passageiros”.

O referido chassi está preparado para a dura rotina paulistana ao ser equipado com quatro baterias de 94 kWh, o que lhe dá autonomia para rodar 300 km no ciclo urbano antes de retornar à garagem para recarga, segundo informou a fabricante. Seu motor elétrico tem potência de 200 kW e torque de 425 Nm, o que confere bom desempenho no “anda e para” do trânsito da metrópole.

A Volvo salientou que, mesmo com essa performance garantida, ela quer observar os resultados nas condições locais, com avaliações sobre consumo de energia, autonomia das baterias, nível de ruído e o desempenho na topografia de São Paulo.

O chassi recebeu carroçaria da Caio e tem 12,5 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros, com especificações atendendo ao padrão da SPTrans, com piso baixo e todo o acabamento, número de assentos, layout interno, cor e outros detalhes exigidos pelo órgão gestor.

Para a montadora, essa demonstração irá habilitar a marca para fornecer ônibus elétricos para o transporte público da maior cidade da América Latina, que tem previsão para operar mais de duas mil unidades do veículo até o fim de 2024. Por dois meses, ele será avaliado pela cliente da marca, Viação Santa Brígida, em linhas que atuam nas regiões Noroeste e Central da capital paulista.

Lembrando que a Volvo também participou, junto com outras fabricantes de ônibus, do evento paulistano que pautou a mobilidade e o transporte coletivo urbano.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *