Expectativa de bons negócios na Argentina

Uma sensível mudança na matriz energética do transporte urbano de Mendoza, Argentina, está em estudo com o possível uso da tecnologia a gás natural

Depois de avaliar o ônibus urbano movido a gás natural desenvolvido pela Scania, sob condições reais de operação por dois meses, a operadora do transporte coletivo da cidade argentina de Mendoza, Sociedade de Transporte de Mendoza (STM), está interessada em adquirir essa tecnologia para a renovação de sua frota. Após avaliar custos e benefícios ambientais, ela analisa a compra de 30 unidades em 2021, de acordo com informações da Scania Argentina. Com isso, a STM pretende substituir sua frota de ônibus com motorização a diesel por veículos equipados com propulsores a gás.

O presidente do Conselho da STM, Daniel Vilches, comentou estar satisfeito com o desempenho do ônibus Scania. “Ele é muito versátil e amigável com o meio ambiente, pois são ônibus de classe mundial, que se adaptam claramente ao que pretendemos”. O veículo percorreu 8.000 quilômetros durante os testes e transportou 5.000 passageiros. A operação tinha a duração de 16 horas por dia em duas rotas, de 230 a 285 quilômetros, respectivamente. De acordo com os dados registrados nesse período, a economia anual de combustível de cada ônibus, em comparação com os veículos a diesel, será de cerca de US$ 15.000.

Ainda, segundo Vilches, o estatuto da STM obriga a empresa a reduzir suas emissões poluentes. “Medimos semanalmente os níveis de poluição e a contribuição foi substantiva, pois a redução ficou entre 50% e 60% menor de CO2 e material particulado. A matriz energética da região está mudando. Isso nos faz pensar que o GNV pode ser uma alternativa para o transporte público de passageiros na província de Mendoza e na Argentina”, observou.

Além disso, o gestor destacou o apoio que recebeu da Scania, tanto no treinamento e monitoramento dos motoristas, quanto no desempenho do ônibus para sua atuação na geografia de Mendoza. A STM é uma empresa pública que atua em Mendoza e em sua área metropolitana. Ela possui 88 veículos, sendo nove bondes elétricos, 18 ônibus elétricos e os 61 ônibus a diesel.

Para a França

A Scania também anunciou que comercializou para o sistema de transporte coletivo da cidade francesa de Lille (que inclui sua área metropolitana) 14 unidades de seu modelo articulado integral Citywide, com 18 metros de comprimento, equipado com o motor a gás natural de 320 cv de potência. Os novos veículos se juntarão à outros 41 entregues entre 2019 e 2020 para o referido serviço de mobilidade coletiva.

Expectativa de bons negócios na Argentina

Acostumada com os ônibus que operam com a tecnologia do gás natural, a metrópole de Lille conta, desde março de 2007, com a produção de biogás, que depois de transformado em biometano, é utilizado por centenas de ônibus em seu sistema, economizando o equivalente a quase cinco milhões de litros de diesel por ano.

Imagens – Scania Argentina, Scania França

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