Expresso Nordeste apaga a vela dos 60 anos com novos ônibus

Aliás, um dos novos ônibus homenageia os atuais diretores administrativos, Teófilo e Germano

Ao encerrar as comemorações de seus 60 anos, feitos em 2023, a operadora paranaense, Expresso Nordeste, dá um presente para os seus clientes com a chegada de 20 novos ônibus para a renovação de sua frota. Os veículos têm carroçarias da marca gaúcha Comil e chassis Scania, sendo duas unidades do modelo K450 8×2, 14 do K410 6×2 e quatro K370 4×2, todos Euro VI e equipados com freios ABS e sistema ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade).

O Expresso Nordeste foi fundado por Vassilio Boiko, em 27 de junho de 1963, com três ônibus e uma linha que realizava o itinerário entre ‘Pitanga a Guarapuava’, no Paraná. Contudo, a história desse empreendedor começa muitos antes, com um caminhão Ford 1946, no ramo de mascate. Em 1951, teve um armazém e, um ano depois, junto com seu irmão, Nicolau Boiko, comprou o Expresso do Oeste, empresa com duas peruas Ford para 12 passageiros, fazendo o transporte entre as cidades de Campo Mourão e Pitanga.

Pegando o gosto pelo transporte, em 1958, adquiriu a parte da sociedade do irmão Nicolau e no ano seguinte se mudou para Campo Mourão, onde se instalou em um hotel, que era ao mesmo tempo a sede da empresa, ponto de ônibus, alojamento dos colaboradores, bem como, de sua família. A frota só foi crescendo e enfrentava os desafios das estradas daquela época. Poeira, buracos, lama e chuva eram companheiros das viagens, mas que não foram obstáculos para transportar os seus passageiros, que, em muitos casos, eram migrantes, em busca de oportunidades no interior do Paraná.

O conforto e a segurança são aspectos fundamentais para a Nordeste

Acreditando no potencial de crescimento da região, Vassílio sempre buscou potencializar seus serviços de transporte de passageiros para a rica região do Paraná, que na época começava a se desenvolver com a colonização de muitas cidades impulsionadas pela atividade agrícola.

Após a constituição do Expresso Nordeste, em pouco tempo já eram 15 ônibus rodando pelas estradas do Paraná, além de ter uma matriz administrativa e garagem própria, sediadas em Campo Mourão, contando, também, com agências em outras cidades que estavam em seu roteiro.

Com o falecimento de seu fundador, em fevereiro de 1980, a empresa passou a ser administrada por seus filhos Teófilo e Germano Boiko e netos, dando continuidade à estratégia de crescimento no mercado com destaque nos seus segmentos de atuação por oferecer sempre um ótimo atendimento.

Aliás, um dos novos ônibus homenageia os atuais diretores administrativos, Teófilo e Germano, com uma pintura especial, onde destaca a imagem dos dois em uma identidade visual dos primeiros veículos que ajudaram na formação da transportadora.

Homenagem aos atuais diretores da empresa

De acordo com a operadora, em sua busca constante por inovações, há os investimentos que se concentram em tecnologia e na melhoria permanente da frota, que é considerada a mais nova dentre as concessionárias do Paraná. Seus administradores destacam a equipe formada por mais de 1.000 colaboradores diretos e indiretos, altamente qualificada e constantemente treinada para garantir aos usuários a satisfação total desde a compra dos serviços, aos cuidados que seguem no embarque, no transporte das bagagens e no desembarque no destino. Hoje, conta com 300 agências próprias e comissionadas, tendo, ainda, mais de 350 veículos e 20 garagens para apoio e manutenção da frota.

Suas linhas regulares atingem os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, chegando, também, no Paraguai. Além do setor de passageiros, opera no segmento de transporte de cargas e encomendas, oferecendo soluções completas no transporte das mercadorias, com uma rede de distribuição nas principais cidades do Brasil.

O destaque para os novos ônibus é a configuração que traz o conforto e a segurança para os seus clientes. Das 20 unidades, 16 são com a carroçaria Comil Invictus DD (dois pisos) e outras quatro com o modelo Invictus 1200, tendo poltronas leito, leito cama e semi-leito, respectivamente.

Imagens – Divulgação e Expresso Nordeste

2 Comentários

  1. Avatar

    Trabalhei nesta Empresa EXPRESSO NORDESTE,por três anos de 1972 até 1975, porem nunca me deram um dia de ferias e tambem nem 1 dia de folga , mesmo assim quando sai da Empresa , não foi depositado nem um centavo de FGTS, e tambem nunca recebi um decimo terceiro salário, as ferias porem foram anotadas em minha carteira do trabalho como se tivesse tirado ,outa coiusa agora quando fui pedir minha aposentadoria , durante esses tres anos nunca recolheram o INSS, mesmo descontado mensalmente na minha folha de pagamento( holerite), na verdade na Expresso Nordeste funciona o famoso trabalho escravo até os dias de hoje. Essa é a pior Empresa de onibus do mundo para se trabalhar.

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    • Antonio Ferro

      Boa tarde, você entrou na justiça para confrontar esses problemas? Não sou advogado, mas vá atrás de seus direitos.
      Obrigado por falar.

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