Reforço na produção de seu ônibus elétrico

A participação da Marcopolo no processo de descarbonização na América Latina e em outros países ganha destaque a cada dia

Uma das mais importantes produtoras de ônibus do mundo, a Marcopolo, anunciou, recentemente, o investimento da ordem de R$ 50 milhões para a produção de ônibus elétricos em sua planta localizada na cidade capixaba de São Mateus. Seu veículo Attivi Integral (carroçaria e chassi) é o primeiro de sua linha voltada para a eletromobilidade urbana.

De acordo com a empresa, hoje, são dois mil colaboradores na fábrica de São Mateus e, com o início da produção de veículos elétricos, a companhia deve ampliar o quadro de funcionários em até 20%. Atualmente, ela produz uma média de 16 veículos por dia nessa planta e, com a produção do Attivi na unidade, a companhia terá capacidade para fabricar 26 veículos por dia.

O CEO da Marcopolo, André Armaganijan, contou que o Attivi Integral é um veículo desenvolvido totalmente no Brasil e que faz frente ao desafio global em prol da descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros. “A fabricação do veículo no Espírito Santo nos permite atender à crescente demanda do mercado nacional por veículos elétricos. Decidimos expandir a nossa produção no Estado por ser uma fábrica em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais”, ressaltou.

Planta da Marcopolo em São Mateus, ES

O governador capixaba, Renato Casagrande, disse que irá comprar 50 novos ônibus elétricos para o início da transição energética no estado, que substituirão dos veículos a diesel do Sistema Transcol, da Grande Vitória.

A participação da Marcopolo no processo de descarbonização na América Latina e em outros países, soma cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, desenvolvidos com chassis de parceiros, que circulam na Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil. E, segundo ela, sua operação em São Mateus é estratégica, pois permite fácil conexão aos demais estados do País e até mesmo de portos, para atender o mercado brasileiro como um todo e, de acordo com a demanda, o mercado internacional também.

Imagens – Divulgação

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