Frankfurt continua a investir no ônibus a hidrogênio

Tecnologia mantem-se firme aos propósitos do transporte limpo

A In-der-City-Bus GmbH (ICB), operadora de transporte público em Frankfurt, Alemanha, encomendou mais nove unidades do ônibus articulado com células a combustível da fabricante polonesa Solaris Bus & Coach.

A transportadora, que já opera outras 23 unidades com o mesmo conceito de tração, pretende ter uma frota de ônibus totalmente eletrificada até o início da década de 2030, estando em linha com o programa público que visa reduzir as emissões poluentes do transporte coletivo na cidade e região.

Os futuros novos ônibus serão equipados com uma célula a combustível de 100 kW, além de baterias adicionais que servirão para armazenar a energia excedente. Já o hidrogênio necessário para alimentar as células será armazenado na forma gasosa em tanques de material composto montados no teto dos veículos, atendendo aos mais altos padrões de segurança.

Assim como os veículos anteriores fornecidos para a ICB, os modelos recém-encomendados, também, serão equipados com recursos tecnológicos, como o sistema de ar-condicionado com função de aquecimento por bomba de calor, bem como software para a gestão remota de frotas eSConnec. Eles, ainda, terão outros componentes, em conformidade com os mais recentes regulamentos GSR2, abrangendo sistemas de monitoramento de ponto cego, limite de velocidade, sistema de detecção de fadiga do motorista e de monitoramento da pressão dos pneus.

Em 2023, a Solaris teve uma participação de mercado com ônibus a hidrogênio de 44,5%, sendo que vem construindo sua experiência nessa área a quase uma década. A fabricante já produziu 200 unidades de seus ônibus com esse tipo de tração e tem encomenda para mais 600 unidades entre este ano e 2026.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *