Grandes cidades europeias terão ônibus elétricos Solaris

Fabricante polonesa vem reafirmando seu protagonismo no mercado europeu

As cidades de Berlim, Madri e Milão escolheram a marca polonesa Solaris Bus & Coach para o fornecimento de novos ônibus com tração elétrica para as suas respectivas frotas do transporte coletivo urbano. A operadora Berliner Verkehrsbetriebe (BVG), de Berlim, fez uma encomenda para 50 unidades do modelo Urbino 18 (articulado) de última geração. Eles serão entregues neste ano e, também, em 2025. O pedido pode ser estendido em até mais 650 ônibus elétricos articulados.

Tais veículos terão um motor assíncrono de 240 kW e baterias Solaris High Energy, que são caracterizadas por alta densidade energética, resultando em maior autonomia. Sua recarga será por intermédio do sistema plug-in, como, também, de um pantógrafo.

Na Espanha, a capital Madri, por meio da operadora EMT Madrid, fez um pedido para 20 unidades do modelo Urbino 9 LE elétrico, com entrada baixa e outras 30 unidades do Urbino 12 elétrico. Estes veículos, modernos, silenciosos e livres de emissões chegarão para contribuir, significativamente, com os ambiciosos objetivos da cidade em ter uma frota totalmente livre de emissões poluentes.

Já a ATM Milano, da cidade de Milão, Itália, terá, a partir de 2025, 105 novos elétricos, todos do modelo Urbino 18 (articulado) elétrico. De acordo com a Solaris, os veículos serão equipados com baterias Solaris High Energy, de 700 kWh. Elas serão recarregadas por um pantógrafo ou pela tecnologia do sistema plug-in. A infraestrutura urbana local foi otimizada para permitir recarga usando carregadores colocados ao longo do percurso, garantindo uma autonomia praticamente ilimitada durante todo o dia.

A marca Solaris continua a consolidar sua posição no mercado italiano, particularmente no segmento de ônibus elétricos e com células a combustível. Somente neste ano, a fabricante para o fornecimento de 98 ônibus elétricos Urbino para Cagliari e 90 ônibus a hidrogênio para Veneza. Além disso, produzirá o maior pedido de ônibus com células a combustível da Europa – 130 unidades para a cidade de Bolonha.

Imagens – Solaris Bus & Coach

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *