O conceito ESG no Grupo Garcia/Brasil Sul

Várias ações da empresa destacam os setores sociais, ambientais e de governança

Ao reforçar as práticas preconizadas pela ONU, com o olhar atento para os eixos social, ambiental e de governança, o Grupo Garcia/Brasil Sul abraça a agenda do ESG (Environmental, Social and Governance), termo que já pode ser visto em várias corporações no mundo todo, visando as estratégias de proteção ao meio ambiente, relacionamento estreito com a sociedade e práticas de gestão interna que contemplem os seus colaboradores.

De acordo com a transportadora rodoviária, o “manual” ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo para a sociedade e de manter os melhores processos de administração. Por isso, a Viação Garcia sempre teve grande identificação com a comunidade, até em razão da história de seus 89 anos, que coincide com o início da colonização de Londrina (PR). A empresa, ao longo dos anos, incorporou práticas que reforçam a agenda social e ambiental.

Várias ações da empresa apoiam movimentos sociais da comunidade, como é o caso do programa “Bom Aluno”, mantido pelo setor privado (Instituto Bom Aluno de Londrina – IBAL) que seleciona estudantes carentes com alto potencial e oferece a eles acesso a escolas particulares do ensino fundamental até a pós-graduação, incluindo cursos complementares. Com parceria da Viação Garcia, em 25 anos o programa atingiu resultados expressivos, com alta taxa de aprovação em vestibulares, diversas conquistas acadêmicas e profissionais e, também, o impacto social em mais de 850 integrantes em todo o território nacional.

Outras iniciativas são da própria empresa, como o projeto Criança no Museu, que traz alunos do ensino fundamental ao Museu instalado em sua sede para um “mergulho” na história. A Biblioteca Móvel Ambiental é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação: um ônibus adaptado como sala de aula temática já recebeu mais de 70 mil alunos para aulas sobre meio ambiente em um espaço interativo e lúdico.

Na área assistencial, o destaque é o apoio ao Hospital do Câncer de Londrina e ONG Viver em ações para arrecadar recursos direcionados ao tratamento e acolhimento de pacientes. E a participação do grupo, já há sete anos, no McDia Feliz, com parte das vendas on-line de passagens da empresa revertida a estas duas instituições. Além disso, um ônibus rodoviário é plotado com a comunicação da campanha para estimular a adesão do público.

Água, uma questão bem observado na filosofia administrativa do Grupo

O acolhimento de famílias ucranianas que se refugiaram da guerra também teve o apoio efetivo da Viação Garcia/Brasil Sul, por meio de uma parceria firmada pela empresa com a 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, representada pela missionária Tatiana Stoicov. A empresa custeou as despesas essenciais das famílias que permaneceram durante um ano residindo em Londrina. Todas já retornaram ao país de origem, por decisão própria.

Entre as práticas no eixo cultural, a empresa apoia o Festival de Graffiti de Londrina, que está na 8ª edição e é um projeto independente do coletivo Capstyle. A cada edição, um grafiteiro produz uma arte especialmente criada para a empresa, estampada em um dos ônibus – o que dá visibilidade ao trabalho artístico e ao Festival.  Além disso, a sala VIP localizada no Terminal Rodoviário de Londrina expõe, a cada edição, um painel de graffiti especialmente produzido para o espaço.

Pelo lado ambiental, o Grupo tem investido em energia limpa para otimizar custos e reduzir o uso de energia elétrica. Usinas fotovoltaicas de grande porte nas garagens de Londrina e Maringá já são utilizadas. Assim, há uma estimativa de redução de 43.836,12 quilos de CO² todo mês nas duas cidades.

Outro detalhe é a estação de tratamento para reaproveitar a água dos lavadores dos ônibus e a captação de água da chuva. Com o sistema, o consumo diário de água, de 130 mil litros, foi reduzido para 40 mil litros. Os resíduos de materiais perigosos são destinados a empresas credenciadas para o descarte correto, representando um volume de cerca de 80 mil quilos ao ano. Os resíduos recicláveis como papel, vidro, plástico e metal são doados a ONGs, totalizando cerca de 45 mil quilos ao ano.

A frota, sempre nova, com tecnologia Euro V e VI, contribui com as menores emissões de poluentes. Os veículos da empresa são acompanhados pelo Programa Despoluir da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Paraná e Santa Catarina (Fepasc). E, reforçando ainda mais o foco da sustentabilidade, com o lançamento dos motores Euro VI, o Grupo fez, em 2023, a maior compra de ônibus de sua história, com 147 veículos.

Para o vice-presidente do grupo paranaense, Estefano Boiko Júnior, a relevância dessas iniciativas no cotidiano da organização e a busca de modelos sustentáveis de produção são fundamentais no cotidiano operacional. “Abraçamos com convicção os desafios da Agenda 2030, atentos ao contexto social em que estamos inseridos, aos movimentos culturais e assistenciais da comunidade e aos cuidados com o meio ambiente para as futuras gerações. Para isso, alinhamos nossas operações aos objetivos sociais e sustentáveis de modo efetivo”, salientou.

Imagens – Divulgação

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