Mais potência no bloco

Montadora quer aumentar sua participação no mercado latino de ônibus rodoviário

Tecnologia alinhada com os potentes motores visando atender o mercado de transporte rodoviário de passageiros em países da América Latina. Essa é a proposta da Mercedes-Benz do Brasil ao anunciar os seus possantes chassis O 500 RSD 2448 6×2 de 478 cv e O 500 RS 1945 4×2 de 448 cv, que ainda agregam a avançada tecnologia de segurança. Após rigorosos testes em condições de altitude e temperatura nos países como Brasil, Peru, Chile e México, a montadora intensifica a comercialização de seus novos produtos em operações andinas, segmento de mineração e de turismo.

Os chassis incorporam o sistema de frenagem de emergência (ABA), recurso tecnológico que intervém para evitar uma colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres, fator de grande importância. De acordo com a Mercedes-Benz, primeiro, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência completa, se for o caso. Na visão da fabricante, isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.

Chassis cada vez mais modernos e potentes

Jens Burger, diretor-geral do Centro Regional Daimler América Latina, ressaltou que, para obter mais potência e eficiência dos novos chassis, houve o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, novo turbo compressor com pressão de 2.4 bar e nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e queima mais efetiva. “Lançamos o motor OM 460 para os veículos O500 que atendem os países andinos e outros mercados latino-americanos. Além disso, os veículos passaram a ser equipados com novo módulo de controle do motor, nova arquitetura eletrônica e Visctronic, controle inteligente do ventilador do radiador”, explicou.

Quanto ao trem de força desses novos modelos para os respectivos mercados, há a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e com possibilidade de receber Intarder, sistema de freio auxiliar Retarder. Segundo a montadora, a transmissão vem equipada com EcoMode (maior eficiência no consumo de combustível), EcoRoll (utiliza a inércia do veículo para economizar combustível), PowerMode (mudanças de marcha em rotações mais altas que asseguram maior agilidade nas subidas e nas ultrapassagens) e Holder (sistema de auxílio de partidas em rampas). “Entre as principais características da Traxon destacam-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção”, observou Jens Burger.

Imagens – Divulgação

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