Reconhecimento pela sustentabilidade

Com ações voltadas para a sustentabilidade, o transporte da Grande Vitória recebe prêmio internacional

O sistema Transcol, por intermédio do Projeto Transcol Mais Sustentável, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) em parceria com o Sindicado das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória – GVBus -, com participação das empresas do Grupo Santa Zita, Unimar e Grande Vitória, recebeu o título de melhor projeto na categoria “Clima e Saúde” da América Latina no UITP Awards 2023.

De acordo com informações, a iniciativa ganhou destaque como uma das três melhores do mundo na categoria “Clima e Saúde”, ao lado de projetos da Índia e da Espanha. Foram mais de 330 programas inscritos na categoria, sendo 50 de países latino-americanos. Murilo Lara, membro do comitê executivo do GVBus, comentou que o reconhecimento internacional ressalta a importância e o sucesso do programa capixaba desenvolvido na Grande Vitória. “As empresas têm adotado várias medidas como controle de contaminação do solo, utilização de energia renovável, reaproveitamento de resíduo e água, entre outras. Isso mostra que estamos no caminho certo em busca de um sistema coletivo mais engajado com o meio ambiente”, destacou.

Ainda, de segundo a entidade que reúne as operadoras, entre as conquistas já obtidas, estão a minimização do descarte de resíduos; o aumento da reciclagem; a implantação da logística reversa; a redução dos riscos de contaminação ambiental e o gerenciamento adequado de resíduos, incluindo transporte e destinação final.

O assunto geração de lixo nas transportadoras foi enfatizado com um tratamento diferenciado no que diz respeito a separação e destinação correta. As empresas do Grupo Santa Zita, Unimar e Grande Vitória promovem a correta destinação dos resíduos, algo que já faz parte da rotina operacional. Lá, todo o lixo gerado é separado entre o que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo perigoso. Posteriormente, esses materiais são enviados para empresas terceirizadas, para serem destinados de forma adequada.

Dentre outras medidas adotadas, está o Prêmio QualiAr – Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar -, que atesta os níveis de gases poluentes emitidos na atmosfera pelas empresas do setor. Na prática, as operadoras premiadas garantiram 100% de aprovação na frota nas aferições realizadas.

O GVBus informou que, para a medição dos níveis de poluentes, são feitos testes de emissão veicular, que monitoram a frota de veículos movidos a diesel para controlar as emissões atmosféricas e adequá-los às exigências do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Quando aprovados nos testes, tais veículos recebem o Selo Despoluir de Eficiência Energética. Esse trabalho de monitoramento faz parte do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, que é encabeçado pelas 20 federações de transportes em todo o Brasil e tem as operadoras do Sistema Transcol entre as empresas assistidas.

Para o GVBus, as práticas sustentáveis permitem que não só as empresas ganhem, mas toda a população, com um meio ambiente equilibrado e preservado para as futuras gerações, mostrando mais uma vez que o transporte coletivo é amigo do meio ambiente. Em nota, o sindicato salientou que o Sistema Transcol está no caminho da sustentabilidade, sendo esse um caminho escolhido para percorrer.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *