Marcopolo registra lucro no primeiro trimestre de 2024

Seu lucro líquido foi de R$ 316,9 milhões no 1T24, crescimento de 34,1% na comparação com o mesmo período de 2023

Os produtos com maior valor agregado continuam sendo os puxadores de fila da fabricante gaúcha, Marcopolo. No primeiro trimestre de 2024 (1T24), sua receita líquida somou R$ 1,6 bilhão, sendo que desse total, R$ 1,2 bilhão corresponde ao mercado interno brasileiro, R$ 94 milhões de exportações a partir do Brasil e R$ 339,2 milhões representam as operações internacionais da companhia. Assim, a empresa encerra o primeiro trimestre de 2024, com 51,9% de participação na produção brasileira de ônibus.

Seu lucro líquido foi de R$ 316,9 milhões no 1T24, crescimento de 34,1% na comparação com o mesmo período de 2023. Quanto a produção, a marca atingiu o total de 3.261 unidades no trimestre analisado, 5,9% inferior ao 1T23. O resultado foi impactado pelo menor volume de unidades exportadas, bem como pelo baixo volume de entregas direcionadas ao programa federal Caminho da Escola, nos segmentos de urbanos e de micros, além da queda de volumes produzidos na Argentina.

José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores, disse que entre os mercados atendidos pela empresa, o segmento rodoviário segue como destaque. “Temos uma boa carteira de pedidos programados para 2024 e esse movimento é justificado pelo crescimento da procura por viagens rodoviárias e pela continuidade do processo de renovação de frotas, que passou por um período de baixa atualização, em 2020 e 2021”, destacou.

Em relação ao segundo trimestre deste ano, a expectativa da Marcopolo é que as entregas para o programa Caminho da Escola ganhem tração, como também, outro mercado ganhe maior demanda, que é o do ônibus elétrico, com estudos aprofundados sobre a implantação dos veículos em diversos municípios e homologações do veículo em andamento. No 2T24, serão entregues oito unidades do Attivi integral à cidade de Porto Alegre.

Imagem – Divulgação

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