Na Alemanha, a vez do biometano

O uso do biocombustível no transporte urbano gera benefícios na redução das emissões poluentes

A cidade de Wernigerode, localizada na região central alemã, recebeu para seu sistema de transporte coletivo sete novos ônibus equipados com motorização a gás natural, que também pode ser movida a biometano. Os veículos são do modelo Citywide com entrada baixa, produzido pela Scania. São os primeiros ônibus urbanos a GNV da montadora a serem operados com o biocombustível na Alemanha.

Segundo Christian Fischer, diretor-administrativo da HVB, operadora do transporte local, com os novos veículos, olha-se para o futuro com otimismo. “O objetivo da compra é tornar o tráfego urbano em Wernigerode mais atraente e amigo do ambiente”, disse.

O Citywide possui um motor Euro VI de 9 litros e 280 cv de potência. Internamente há 32 poltronas com encostos altos, semelhantes aos ônibus regionais, tomadas com porta USB, entrada baixa e ar-condicionado. “Não apenas os passageiros serão beneficiados, mas também os motoristas de ônibus se sentirão muito mais confortáveis em virtude de termos instalados os mais recentes sistemas de assistência ao condutor”, observou Jens Ludwigkeit, chefe de vendas de ônibus da Scania Alemanha.

Antes de se transformar em biometano, o biogás é produzido, exclusivamente, de resíduos agrícolas. “Vamos economizar 100 mil litros de diesel com este projeto. Isso corresponde a 300 toneladas de CO2 que deixam de ser emitidas. Em comparação com os veículos a diesel que serão substituídos pelo modelo, as emissões de CO2 serão reduzidas em até 90% no futuro. A cooperação entre as empresas envolvidas nesse projeto significa a criação do primeiro tráfego urbano quase neutro em CO2 nos estados federais do leste alemão, começando por Wernigerode”, ressaltou Christian Fischer.

Imagem – Scania Alemanha

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