Não é só transporte. O social também tem vez

A valorização do ser humano é fundamental no cotidiano das transportadoras de passageiros

Para um dos maiores grupos de transporte rodoviário de passageiros do Brasil, a importância da tecnologia e o trabalho com os jovens é fundamental em seus negócios. O Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), ligado ao Grupo JCA, com 18 anos de atividades, trabalha em parceria com a Recode há dois anos e tem corroborado para a introdução dos alunos no universo tecnológico.

De acordo com a instituição, atualmente, é muito raro encontrar um jovem que tenha aversão ao celular e, é, neste atraente aparelho, que estão os joguinhos, os papos com os amigos e as dancinhas da moda. Para os que preferem se atualizar, com uma pequena busca, os sites do mundo inteiro estão às mãos. Dentro dessas possibilidades, fazer com que o jovem evolua por meio da tecnologia, aproveitando essa “maré tecnológica”, porém, para o bem próprio, tem sido o objetivo do Instituto.

O IJCA já contabilizou 180 alunos que tiveram aprendizados na área tecnológica, desde conteúdo básico sobre tecnologia e inclusão digital (que envolve a formação em Ferramentas Digitais), até o projeto Trilha Tecnológica, que acrescenta a oferta do curso de programação básica. “Queremos promover aos jovens periféricos a possibilidade de alçar novos voos, percebemos uma aceleração no crescimento do setor de tecnologia e ao mesmo tempo, muitos jovens utilizando as ferramentas tecnológicas só para entretenimento, quando há uma gama de oportunidades por trás desse consumo. Com a parceria com a Recode alcançamos o interesse de jovens por novas carreiras profissionais que estão despontando com o avanço tecnológico e proporcionamos o empoderamento digital daqueles que não possuem qualquer conhecimento ou acesso às novas tecnologias”, disse a analista de Projetos Sociais do IJCA, Elen Alves.

Um exemplo de jovem que participa dessa iniciativa é a Karen Salvaya, de 24 anos, moradora do bairro Colubandê, na cidade fluminense de São Gonçalo, que no IJCA, onde lhe proporciona conhecer novas linguagens na área de tecnologia e novas pessoas. “Eu fiquei com uma vontade enorme de continuar no Instituto por conta das pessoas, dos professores. Consegui realizar um desejo antigo de estudar e aprofundar meus conhecimentos em tecnologia. E agora, estou fazendo um curso temporário da faculdade de Harvard, graças às noções básicas de conhecimento e de linguagem das ferramentas tecnológicas que aprendi no IJCA. Atualmente estudo pela plataforma digital da faculdade com CSS, Java Script e Python” ressaltou.

Karen Salvaya e Elen Alves

Para a analista de relacionamento da Recode, Renata Araújo, a metodologia aplicada é inspirada no educador brasileiro, Paulo Freire, e nos conceitos de Educação Integral e Cultura Digital e é desenvolvida em um aprendizado contínuo e customizado, sendo a base para a formação dos multiplicadores e atendidos. “Nosso trabalho habilita o indivíduo a ser um “reprogramador” da sua realidade. O acesso à internet no Brasil avança, mas revela diferenças sociais importantes, infelizmente, um em cada quatro brasileiros não tem acesso à internet em sua residência. A maioria deseja se qualificar, porém essa falta de estrutura acaba desmotivando esses jovens. Ter o IJCA na rede é fundamental para alcançarmos tais públicos, em situação de vulnerabilidade social. Com isso, ele passou a ser um Centro de Empoderamento Digital que possibilita o acesso à internet e transforma vidas por meio da educação e tecnologia, ampliando a oportunidade de ter uma formação de qualidade por intermédio dos cursos da Recode”, observou.

O Instituto JCA se destaca como referência em cursos profissionalizantes e de Reforço Escolar (aulas de português e matemática para adolescentes que querem ingressar em escolas de referência no nível médio) para jovens moradores de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *