O hidrogênio tem se mostrado forte como candidato a combustível do futuro ou hoje, como queira avaliar o nobre leitor, nos sistemas de transporte coletivo sobre pneus. Veja o caso da transportadora Rebus Regionalbus Rostock, com sede na cidade alemã de Güstrow, que encomendou 52 ônibus com células a combustível da fabricante polonesa Solaris Bus & Coach.
Do total de veículos encomendados, 47 são com 12 metros de comprimento e cinco articulados, todos da geração Urbino. O contrato está programado para ser concluído até o final de 2024. “A Solaris tem a mais ampla gama de veículos com emissão zero da Europa. Isso, combinado com nossos anos de experiência, fornece grande suporte para nossos clientes no processo de transição para o transporte público limpo. Acreditamos que o futuro reside na sinergia de diferentes tecnologias. Neste caso particular, foi o hidrogênio que provou ser a melhor solução possível”, afirmou Javier Iriarte, CEO da Solaris Bus & Coach.
Em linhas gerais, os veículos contarão com unidades de célula a combustível ultramodernas, tendo 70 kW de potência na versão com 12 metros e 100 kW no modelo articulado. De acordo com a Solaris, os componentes da geração energética contarão com os mais altos sistemas de segurança disponíveis no mercado e os ônibus serão equipados com uma bateria de tração Solaris High Power, cuja função será dar suporte à célula a combustível em momentos de pico de demanda de energia. Já a unidade motriz dos veículos possuirá um motor central elétrico com potência de 160 e 240 kW.
Ainda, junto com os novos ônibus, dois postos de abastecimento de hidrogênio serão construídos em garagens localizadas nas cidades de Güstrow e Bad Doberan. O objetivo da transportadora é operar o transporte público local com base na tecnologia de hidrogênio.
Imagem – Solaris Bus & Coach
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