No Rio de Janeiro, a economia de água é destaque

O uso racional da água no sistema de transporte coletivo é fundamental

O reuso de água no setor de ônibus do transporte coletivo fluminense já economizou 773 milhões de litros nos últimos 12 anos, o que equivale a 309 mil piscinas olímpicas. A Semove, entidade que representa 184 empresas, apresentou os resultados de iniciativas que promovem o reuso de água, estimulando a utilização consciente do recurso natural, essencial para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento humano.

Para a associação das operadoras, a adoção dessa medida já possibilitou a redução de 59% do consumo de água nas empresas em todo o Estado e, um dos casos de utilização de água de reuso mais comuns nas empresas de transporte, é o processo de lavagem dos ônibus, sendo que a água utilizada é captada e enviada para uma estação de tratamento de efluentes (ETE), para, então, ser novamente reutilizada na limpeza dos veículos, fazendo com que o sistema se aproxime de um ciclo fechado, com perda mínima.

E, segundo ressalta, essa água, também, pode ser reutilizada em outras atividades da empresa, tais como: limpeza das dependências da propriedade, descargas dos banheiros, áreas de jardinagem e no combate a incêndio. “A Semove apoia e incentiva, por meio de estudos e projetos, que todas as empresas filiadas integrem o reuso de água em suas políticas e práticas operacionais. Estima-se que, das águas existentes no nosso planeta, 99% não estão disponíveis para uso, pois 97% são salgadas e estão nos oceanos e 2% nas geleiras. A água doce representa apenas 1% dos recursos hídricos. A água é um recurso precioso e finito, e seu uso consciente é essencial para a sustentabilidade do nosso planeta” disse Richele Cabral, diretora de Mobilidade da Semove.

Outro detalhe é que, além de estar alinhado às melhores práticas sustentáveis, o reuso de água também estabelece benefícios na operação do sistema de ônibus, pois, com a implementação do processo de reaproveitamento, é possível estimar a economia gerada nas empresas, que se tornam mais competitivas com a adoção de iniciativas socialmente responsáveis. E, os resultados, até agora, são animadores – redução de pelo menos 70% na conta de água; 50% na conta de esgoto; 50% no custo com produtos da lavagem; além de não haver relato de aumento significativo no consumo de energia.

Imagem – Divulgação

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