No Rio de Janeiro, chega a SEMOVE

Nova marca, novo momento

Buscando imprimir a mobilidade urbana num sentido mais amplo, a Fetranspor assume mais uma etapa do seu processo de reestruturação interna, após a adoção de uma nova governança que valoriza a transparência e a integridade. A entidade, que representa 184 empresas de ônibus do estado fluminense, e que operam linhas municipais, intermunicipais e de fretamento, responsáveis pelo deslocamento diário de mais de 5 milhões de passageiros, agora passa a ser apresentada publicamente como SEMOVE.

Em nota, a entidade ressaltou que se trata de uma mudança fundamental para acompanhar a transformação da sociedade, cada vez mais conectada e exigente de serviços eficientes, estimulando, desta forma, a modernização da federação, que completa 67 anos em 2022.

Rodrigo Tortoriello

O vice-presidente de Relações Institucionais da SEMOVE, Rodrigo Tortoriello, disse que a nova marca e a governança, representa um novo olhar para a mobilidade urbana, consolidado em valores que consideramos imprescindíveis, como transparência e integridade. “Na prática, temos uma entidade mais estruturada para lidar com os novos desafios impostos ao transporte público coletivo, que precisa ser menos dependente da tarifa paga pelos passageiros e, assim, socialmente mais justo, além de ser capaz de atender às expectativas por mais qualidade e previsibilidade. Após as mudanças internas, ou seja, após arrumar a nossa própria casa, iniciamos um novo processo em que precisamos construir junto com governos e a população a mobilidade do futuro. Estamos cientes da responsabilidade de inspirar e liderar a transformação em 184 empresas”, enfatizou o executivo.

Aliado à nova identidade, foi criado o “Guia da Governança”, que será avaliado por cada operadora de forma a inspirar suas relações com o agente público, fornecedores e clientes. Para a SEMOVE, a transformação também passa pelo novo papel do administrador público, que deverá se tornar o principal financiador da mobilidade, ampliando sua capacidade de gestão do transporte coletivo. E, ao passageiro, caberá o entendimento que a exigência por qualidade está atrelada a investimentos públicos para subsidiar a tarifa de transporte, tornando-a socialmente mais equilibrada, acessível e justa.

Imagens – Divulgação

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