No Rio de Janeiro, o destaque para o transporte

A operação de vias segregadas e a chegada de novos ônibus objetivam transformar o sistema de BRT da capital fluminense em um novo símbolo de mobilidade

Recentemente, visando a preparação para o começo da operação do BRT Transbrasil, sistema carioca que irá contribuir em muito com a mobilidade local, a Secretaria de Transportes e da CET-Rio, iniciou a operação da faixa seletiva para uso exclusivo de ônibus (municipais, intermunicipais e interestaduais) nos dois sentidos da Avenida Brasil, de Guadalupe ao Caju. Em nota, a prefeitura do Rio de Janeiro disse que o retorno da seletiva tem por principal objetivo reduzir o tempo de deslocamento das pessoas que utilizam transporte público coletivo. Além disso, vai dar início ao processo de adaptação da região ao futuro funcionamento da Transbrasil.

A secretária de Transportes, Maína Celidonio, observou que a volta da seletiva tem como escopo o começo da operação do BRT Transbrasil, a partir do ano que vem. “O trajeto da seletiva é de 22 quilômetros e se dará entre as estações do BRT Guadalupe e Caju. É importante ressaltar que só será permitido trafegar ônibus. Táxis, vans e veículos em geral estão proibidos e se trafegarem serão multados”, afirmou ela.

A fiscalização vai ser feita por meio de 19 radares fixos e oito lombadas eletrônicas, além de equipes da CET-Rio. A seletiva irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias da semana, e, aproximadamente 70 linhas de ônibus deverão utilizar a via para fazer serviço expresso neste trecho da Avenida Brasil. As linhas com serviço parador continuarão nas vias laterais.

Para melhorar a operação, são sete quilômetros de trecho segregado, entre o Trevo das Margaridas e a Estação BRT Guadalupe, e mais 14,8 quilômetros da via sinalizadas com faixa branca contínua entre o Trevo das Margaridas e a rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.

E, ainda, de acordo com a prefeitura carioca, quando o sistema Transbrasil entrar em operação, a seletiva dará lugar ao corredor de BRT, sendo que os ônibus poderão continuar a utilizar a via, mas agora compartilhando o espaço com os articulados “amarelinhos”. E, em virtude do aumento do número de ônibus, o corredor será ampliado entre o Terminal Margaridas e o Cemitério do Caju, passando a ocupar duas faixas da pista, em ambos os sentidos e, apenas os articulados poderão fazer parada para embarque e desembarque de passageiros nas estações de BRT.

Além da própria infraestrutura essencial para o bom desempenho dos serviços de ônibus, a prefeitura apresentou os primeiros novos ônibus articulados para o sistema de BRT. O lote com 21 unidades traz a carroçaria Marcopolo Viale Express e chassis O500 MDA Euro VI, da Mercedes-Benz, que serão operados nos corredores Transoeste e Transbrasil. Assim, a cidade do Rio Janeiro se tornou a primeira do Brasil a adquirir veículos de maior porte equipados com motores de combustão de última geração, o que, segundo informou a prefeitura carioca, reforça o compromisso com a sustentabilidade e a constante preocupação em promover soluções para as questões ambientais.

No total, foram comprados 337 articulados Euro VI, com a previsão de entrega total até o fim de maio do próximo ano. Em linhas gerais, o motor Euro VI, mesmo que utilize o diesel fóssil, garante uma redução em 80% das emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e de 50% nas emissões de material particulado (MP), se comparado com a geração de motor Euro V.

Os novos ônibus

Os superarticulados que o sistema de BRT carioca começou a receber têm 23 metros de comprimento e capacidade para transportar até 183 passageiros. Além disso, estão equipados com telemetria para análise de desempenho, microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações e alto-falantes, câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, cabine segregada para o motorista, painel de temperatura e tomadas USB em todas as poltronas.

A modernização do parque de veículos do sistema de BRT carioca está em alta velocidade ocasionada pelo investimento público visando a recuperação dos corredores

De acordo com a prefeitura, desde que iniciou a recuperação do sistema de BRT, 291 novos articulados já estão em operação nos corredores Transolímpica, Transcarioca, no Lote Zero (trecho entre o Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada) e na Avenida Cesário de Melo. Em relação aos futuros 337 veículos, eles entrarão em operação com a conclusão das obras dos corredores Transoeste e Transbrasil, respectivamente.

A diretora-presidente da Mobi-Rio, Cláudia Secin, disse que os ônibus Euro VI são a geração mais nova que está rodando no Brasil. “São mais seguros e têm mais opções de telemetria, o que possibilita um gerenciamento mais eficaz da frota. Lembrando ainda que, assim como todos os articulados amarelinhos, esses novos ônibus não andam com as portas abertas. Eles ainda têm um incremento de segurança a mais. Se o veículo não estiver totalmente parado, as portas não abrem e também não fecham”, destacou.

Imagens – Divulgação

 

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