No seminário da NTU, a vez dos ônibus elétricos

Fabricantes de ônibus ressaltaram suas tecnologias

Além do chassi com propulsão elétrica da Volvo, outros modelos com o mesmo tipo de tração marcaram presença no Seminário da NTU 2023. A gaúcha Marcopolo levou o seu modelo, também integral, Attivi, destacado por ser desenvolvido com uma tecnologia com alto índice de nacionalidade local. Renato Florence, gerente de Desenvolvimento de Produto da encarroçadora, chamou a atenção para o fato de a Marcopolo já ter conquistado experiência no assunto eletrificação dos sistemas urbanos por meio de modelos de ônibus equipados com tal tração, além de outras energias alternativas. “Nosso produto Attivi foi inteiramente desenvolvido por nós, tendo uma configuração que favorece as operações, na questão peso, durabilidade, confiabilidade e viabilidade econômica. A engenharia da Marcopolo trabalhou para oferecer ao mercado uma solução customizada, sob medida às necessidades dos operadores”, afirmou ele.

O veículo pode ser adquirido por meio de financiamento vindo do BNDES. Ainda, segundo a encarroçadora, a qualidade é outro item salientado de forma a alcançar uma maior vida útil do modelo, que poderá chegar a 15 ou 16 anos.

Além do modelo elétrico por baterias, a Marcopolo está desenvolvendo o uso de células a combustível em seus ônibus, destacando que já apresentou uma versão em Bogotá, tendo também projetos e iniciativas na Austrália e China. “Após um programa em 2016, aqui no Brasil teremos uma nova prova com o ônibus movido a hidrogênio na Universidade de São Paulo, para mostrarmos a viabilidade dessa tecnologia”, disse Florence.

Já a Iveco Bus levou o seu modelo integral E-WAY, de 12 metros de comprimento e com Peso Bruto Total (PBT) de 20 toneladas, piso low-floor, pack de oito baterias no teto e motor com torque de 2.500 Nm, superior ao dos motores a diesel e fundamental para manter os tempos de viagem, mesmo nos horários de pico.

Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para América Latina, informou que, junto dos atores do transporte público urbano de passageiros no Brasil, a empresa está consciente de que o setor é vital para a mobilidade sustentável, o que transformará os deslocamentos e a qualidade de vida das cidades. “Estamos atentos a cada passo da descarbonização do transporte e deixamos claro durante o Seminário Nacional NTU 2023 que temos produtos robustos, consagrados e tecnologia de ponta para atender não só a demanda de eletromobilidade, como também de ônibus a gás natural no Brasil e na América Latina”, disse.

Também estiveram presentes no Seminário, com os seus produtos, as empresas BYD e Eletra.

Imagens – Revista AutoBus

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *