Números que reforçam a confiança em 2023

Para a Marcopolo, o desempenho é reflexo da ampliação da produção consolidada, que foi de 14.725 unidades, sendo 86,6% unidades produzidas no Brasil e 13,4% no exterior

A encarroçadora gaúcha Marcopolo apresentou, recentemente, seus números dedicados ao ano de 2022. A retomada das vendas de ônibus, com a recuperação da produção e a reabertura do mercado no pós-pandemia, mostra o crescimento em seus negócios. No ano, a empresa registrou lucro líquido de R$ 436,8 milhões, crescimento de 21,9% na comparação com o ano anterior e margem líquida de 8,1%.

Em linhas gerais, o desempenho é reflexo da ampliação da produção consolidada, que foi de 14.725 unidades, sendo 86,6% unidades produzidas no Brasil e 13,4% no exterior, tendo um aumento de 31,1% em relação ao ano de 2021.

Já a sua receita líquida consolidada foi de R$ 5,4 bilhões em 2022, valor 54,8% superior ao exercício de 2021, com 67,1% obtido por meio das vendas de carroçarias (66,7% em 2021) e 25,3% com a comercialização de Volare (26,3% em 2021). No tocante a receita das vendas para o mercado interno, o valor foi de R$ 3,1 bilhões, 58,7% da receita líquida total, contra 51% em 2021. Nas exportações, somadas aos negócios no exterior, a receita líquida total foi de R$ 2,2 bilhões em 2022, o que equivale a 41,3% do total, contra 49% no ano anterior.

James Bellini, CEO da Marcopolo, comentou que os números de 2022 reforçam a colheita dos frutos de um plano de transformação cultural e estrutural promovido nos últimos dois anos na encarroçadora. “Otimizamos nossos investimentos, reestruturamos nossas operações e apresentamos ao mercado importantes lançamentos, como a Geração 8 de veículos rodoviários e o Attivi integral Marcopolo, um ônibus 100% elétrico com chassi e carroceria da marca. Seguimos confiantes em nossa estratégia para buscar resultados cada vez mais consistentes”, observou ele.

A liderança no mercado se traduz pela manutenção desse quesito, com a participação de 53,5%. De acordo com a fabricante, a Geração 8 de rodoviário se consolidou no mercado em 2022 como um sucesso de vendas. Essa versão contribuiu com o crescimento da produção de veículos para o segmento, que representou o aumento de 6,3% do total quando comparado aos números de 2021. Já a produção de urbanos foi 39,9% superior em relação a 2021, justificado pela retomada do transporte público e investimentos por parte do poder público no Brasil e nos mercados externos.

Outrossim, os volumes também comprovam a boa performance entre os micro-ônibus e a marca Volare, com crescimento da produção em 25,7% na comparação anual. A produção mundial consolidada de Volare chegou a 4.659 unidades, reflexo da retomada dos clientes privados e do maior volume de entregas para o programa Caminho da Escola.

Imagem – Divulgação

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