Novas oportunidades para o gás

O transporte coletivo pode contar com novas opções de tração visando a redução de suas emissões poluentes

Na busca por novos tipos de combustíveis que apresentem resultados positivos em torno da redução das emissões poluentes no setor de transporte, bem como sejam viáveis economicamente, dois exemplos podem ser citados com o uso da tecnologia dos motores movidos a gás natural, como também a biometano.

Na região metropolitana de Curitiba, PR, neste mês de março, inicia-se o teste com um veículo desenvolvido pela Scania para o transporte coletivo local. A ação faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável coordenado pela Compagas (Companhia Paranaense de Gás) em conjunto com a montadora e em parceria com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) do Governo do Estado.

O teste será realizado na linha metropolitana São José / Guadalupe, pelo período de 30 dias e busca certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução de 90% nas emissões de poluentes.

De acordo com a AMEP, em relação ao diesel, estima-se que o veículo a gás emita 20% a menos de CO2 (dióxido de carbono), enquanto a redução de óxido de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de materiais particulados chega a 85%. A saúde pública dos moradores dessa citada região pode ser beneficiada.

Ainda, segundo a entidade, o ônibus a gás nunca teve espaço no estado paranaense, mas avanços no setor tornaram esta opção mais viável e eficiente, podendo representar uma importante tecnologia de transição até que os veículos elétricos estejam 100% disponíveis. Gilson Santos, diretor-presidente da AMEP, ressaltou que a busca por novas soluções e tecnologias deve ser um processo constante, principalmente quando se fala de serviços públicos e sustentabilidade. “O início dos testes com ônibus movidos a gás é uma importante iniciativa neste sentido e poderá resultar numa grande transformação para este sistema, beneficiando não apenas os seus usuários como toda a população e o meio ambiente”, observou.

O chassi da Scania é o modelo K 280 4×2, que tem propulsor de 280 cavalos de potência, motor Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e é movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Como destaque, tem desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km. “A eletrificação do transporte é um caminho, mas sabemos que ainda não é acessível, por isto podemos explorar e aproveitar outras opções, como o veículo a gás. O Paraná é um Estado marcado pelo compromisso, seriedade, muito trabalho e inovação, características que têm tudo a ver com esse projeto”, disse Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa, Concessionária Scania no Paraná.

Viagens rodoviárias

A tradicional empresa paulista de transporte rodoviário de passageiros, Viação Cometa, recebeu, recentemente, seu primeiro ônibus equipado com a tecnologia. Segundo informações, ele será utilizado na rota entre a capital paulista e a cidade de Sorocaba, para uma avaliação mais precisa sobre a redução das emissões e do consumo de combustível em relação à atual propulsão a diesel.

Trata-se de um importante teste para comprovar ou não a eficiência do gás natural em rotas estradeiras. O chassi também foi fornecido pela montadora Scania, que aliás, já tem uma bela experiência com esse tipo de combustível no segmento de cargas, com o fornecimento de várias unidades de seus caminhões.

Para a montadora, agora chegou a vez de mostrar ao mercado, os benefícios do gás natural ou biometano nas viagens rodoviárias regulares.

Imagem – Albari Rosa AEN

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

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