O chassi Euro VI multiuso da Volvo

Chega ao mercado um modelo que pode ser aplicado no transporte urbano, como em serviços de fretamento e, também, em linhas rodoviárias, com PBT de 19.500 kg

Versatilidade frente às suas vocações. Esse é o mais recente chassi B320R desenvolvido pela Volvo Buses Latin America para o Brasil visando atender as operações em nichos do transporte urbano, como, também, em serviços de fretamento ou, ainda, em linhas rodoviárias. Como reforço à gama de produtos que trazem o DNA da marca, o modelo se apresenta como ideal pelos diversos atributos operacionais – transmissão automática ou automatizada; menor peso em relação a concorrência; maior rendimento; e o consumo de combustível mais baixo. 

“Desde que respeitada a sua configuração direcionada para cada aplicação, ele é, sim, um modelo multiuso”, destacou Paulo Arabian, diretor-comercial de ônibus da Volvo, ao afirmar a versatilidade do chassi, podendo atuar em vários nichos. Ainda, segundo o executivo, neste primeiro momento, o mercado urbano se revela atrativo para o modelo, com boas perspectivas de vendas em grandes cidades do Brasil, como Belém, Brasília, Campinas, Curitiba Ribeirão Preto e Rio de Janeiro. “Na configuração Padron, com piso alto, as mencionadas cidades já estão em nosso radar de negócios. Outro detalhe é que o chassi pode ser utilizado em vias segregadas, do tipo BRT, com portas ao nível da plataforma”, observou Arabian. 

Com carroçarias rodoviárias, o nicho a ser explorado, com ênfase, é o do fretamento. Segundo o executivo, a característica técnica do chassi foi pensada para esse tipo de serviço, oferecendo um alto nível de conforto, segurança e potência. “O modelo fecha a gama de modelos rodoviários da nossa marca. Também destaco a intercambialidade de peças com a família VM de caminhões. Isso possibilita realizar os mesmos serviços de reparo mecânico, bem como ter as mesmas peças e a eletrônica embarcada”, informou. 

O chassi pode receber carroçarias urbanas ou rodoviárias

O novo motor D8K Euro VI, de oito litros, alia, segundo a Volvo, o alto torque (em baixa rotação) com o baixo consumo de combustível. “As emissões foram reduzidas, mas a potência e o torque estão ainda maiores, com 320 cv e 1.200 Nm, respectivamente”, disse Gilcarlo Prosdocimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo. 

Em termos de transmissão, para a versão rodoviária a caixa é a Volvo I-Shift, de 7ª geração (automatizada de 12 marchas), tecnologia da marca que proporciona engates suaves e rápidos, quase imperceptíveis. Se a aplicação será urbana, aí o operador poderá optar entre duas opções de transmissão automática, das marcas ZF ou Voith. 

A segurança, aspecto muito bem ressaltado pela Volvo, também se faz presente no veículo. Ele incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e, na versão rodoviária, o ESP, controle eletrônico de estabilidade, que é de série. O freio motor VEB300 com 300cv de potência, unido com o freio auxiliar retarder (item opcional), podem propiciar a potência de frenagem que alcança 900 cv. 

Paulo Arabian comentou que o peso do chassi é um diferencial frente aos modelos da concorrência. Segundo o executivo, ele é o mais leve na categoria em que compete. “Além disso, o B320R é muito robusto e eventuais manutenções podem ser executadas com rapidez, garantindo um rápido retorno à operação. Ele também se destaca pela segurança e tecnologia embarcada. Outro item que ressalto é a sua economia de combustível, muito positiva, entre 9 e 10%. Com isso, estamos posicionando nosso produto com um preço bem competitivo no mercado”, explicou. 

Para se alcançar os requisitos da norma Euro VI, o motor D8K sofreu um significativo processo de atualização que envolveu modificações no sistema de injeção (com maior pressurização) e, também, no pós-tratamento (SCR, EGR e filtro de particulados) de gases poluentes. 

Quanto as vendas, a Volvo anunciou que negócios já estão sendo feitos, mas que, por hora, prefere não citar o quanto e quem são os transportadores que já estão fazendo seus pedidos. É aguardar. 

Imagens – Divulgação

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