Volvo terceiriza a produção de suas carroçarias rodoviárias

Parceria comercial visa atender os novos tempos do mercado de ônibus rodoviário na Europa

Com uma nova estratégia comercial para o mercado europeu de ônibus rodoviários, a Volvo Buses anunciou, recentemente, que deixa de produzir seus modelos integrais, assinando um acordo com a fabricante espanhola de carroçarias Sunsundegui, visando a produção de seus modelos Volvo 9700 e Volvo 9900, sob licença. O processo de montagem deve começar em 2024, com os primeiros ônibus chegando ao mercado europeu em 2025.

De acordo com a montadora sueca, o novo negócio, que foi assinado na sede da Sunsundegui em Navarra, Espanha, significa o início de uma estreita colaboração para desenvolver e fornecer soluções de transporte sustentáveis e de luxo para clientes de ônibus rodoviários em toda a Europa.

Segundo Anna Westerberg, presidente da Volvo Buses, com este acordo, a empresa dá um passo significativo na implementação da mudança anunciada em março deste ano em relação ao nosso modelo de negócios na Europa. “Por meio de acordos com a Sunsundegui e a MCV, estamos confiantes de que podemos oferecer aos nossos clientes uma gama completa de ônibus no segmento premium”, observou ela.

Anna Westerberg, presidente da Volvo Buses, e José Ignacio Murillo, CEO da Sunsundegui

Para a Volvo, além dos acordos com Sunsundegui e MCV, ela também trabalha com outros fabricantes de carroçarias para fornecer soluções personalizadas nos muitos mercados globais. Por exemplo, a carroçaria do modelo Volvo 9700 DD continuará ser produzida pela Carrus Delta. Já a fabricação de chassis permanecerá nas fábricas da marca localizada nas cidades de Borås e Uddevalla, na Suécia. “Estamos ansiosos pela parceria com a Volvo Buses. Compartilhar seu compromisso de fornecer viagens de ônibus com o contexto da sustentabilidade, segurança e eficiência cria um terreno sólido para uma parceria de sucesso”, disse José Ignacio Murillo, CEO da Sunsundegui.

Imagens – Divulgação e Ilustrativa

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