O ESG no cotidiano da Ouro e Prata

Num momento em que a descarbonização dos sistemas de transporte e a promoção de políticas que visam novos modelos de relacionamentos entre empresas, colaboradores e clientes são pautadas com ênfase, uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, tem sido explorada para estar presente nas empresas operadoras

Na sigla inglesa, o termo ESG significa Environmental, Social and Governance, três pilares que representam uma resposta das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea. Em português, respectivamente, traduz, para nós , assuntos envolvidos com o meio ambiente, com o lado social e de governança.

Muitas empresas nacionais estão se mobilizando para o enquadramento a uma série de quesitos que leva, em consideração, ações e medidas que buscam desenvolver e promover processos de preservação ambiental, gestão corporativa e de investimentos em valorização do lado pessoal de seu corpo colaborativo, bem como na comunidade onde atua.

Um exemplo de empresa compromissada com esse assunto é a operadora gaúcha de transporte rodoviário de passageiros, Viação Ouro e Prata, com os seus programas orientados às práticas da sustentabilidade e do equilíbrio ambiental, bem como relacionadas com o melhor ambiente de trabalho e a ligação com a comunidade onde atua. Acompanhe abaixo, quais são suas ações no escopo da política ESG e o seu planejamento que objetiva um novo momento na empresa. A jornada da empresa busca alcançar consequências positivas para toda a sociedade.

A Ouro e Prata sempre pensa em novos projetos que envolvam a responsabilidade socioambiental, já que este é um dos principais valores em seu cotidiano administrativo. Sua trajetória é marcada pela visão sustentável ao preservar recursos naturais para trazer os melhores resultados para o meio ambiente e para as pessoas. Por meio destas ações, há uma contribuição com a redução dos impactos no meio ambiente, além da inspiração à outras empresas e pessoas de forma a realizarem ações voltadas às causas sociais e sustentáveis.

A lavagem dos ônibus da Ouro e Prata é com água reutilizada

Além dessas práticas a Ouro e Prata também trabalha a Governança, contemplando todos os pilares que fazem parte da agenda ESG. A implantação do ESG significa uma conscientização coletiva de pessoas e empresas em torno de fatores essenciais, promovendo um mundo mais justo e sustentável. Entender e praticar o ESG significa atender estas demandas socioambientais, além de pensar na longevidade e sustentabilidade do negócio.

Adesão ao Programa Ambiental do Transporte (DESPOLUIR) – programa que reduz a emissão de gases poluentes de motores a diesel. Melhora também a qualidade do ar.

Aquisição de veículos com motor e ar-condicionado ecológico – reduz a emissão de poluentes (motor ecológico) e não agride a camada de ozônio (ar-condicionado ecológico).

Aproveitamento de água da chuva para a lavagem dos seus veículos. Hoje, por meio de um sistema de captação, tratamento e reutilização da água da chuva na lavagem e descarga dos ônibus, cerca de 300 mil litros de água por mês deixam de ser retirados do meio ambiente para a lavagem dos ônibus.

Projeto SELECICLAR – Programa que promove internamente conceitos de preservação do meio ambiente, difundindo a consciência ecológica com a separação dos resíduos (que são destinados a projetos de responsabilidade social desenvolvidos em parceria com a Prefeitura do Município). O SELECICLAR consiste em separação seletiva, acondicionamento e destinação dos materiais recicláveis, orgânicos e metais, que são devidamente depositados em locais apropriados, identificados e separados por cores, buscando despertar em seus colaboradores a consciência de valorização do meio ambiente.

A preocupação com o meio ambiente é uma das estratégias comerciais da operadora gaúcha

Reutilização de materiais – A Ouro e Prata se preocupa com o destino dos materiais produzidos e que não são mais utilizados, como exemplo: panfletos, capas de poltrona e outros itens. Além do SELECICLAR, a empresa realiza doação de capas de poltrona utilizadas nos ônibus e, também, de impressos e lonas para grupos de economia solidária que os transformam em produtos como camisetas, cobertores, bolsas, que geram renda a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Reflorestamento – no aniversário de 82 anos da empresa, houve uma ação de reflorestamento em uma área de proteção ambiental onde a Ouro e Prata plantou 438 árvores nativas em local de preservação permanente na cidade de Gravataí/RS, localizado na escola de ensino médio JOCUM. O Bioma da área escolhida é a Mata Atlântica, a qual abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 70% do PIB nacional. Dela dependem serviços essenciais, como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente. Por esse motivo, essa iniciativa contribui para a manutenção de serviços ambientais essenciais à vida e para o fortalecimento de organizações locais. Como resultado, houve a compensação de 73.000 kg de CO2eq e a contemplação de três Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 11, ODS 15 E ODS 13).

Campanha do Agasalho – anualmente a empresa realiza uma campanha do agasalho entre junho e agosto. As doações provenientes dos colaboradores e das filiais são encaminhadas para diversas entidades sociais em Porto Alegre e no interior.

A Ouro e Prata está sempre pensando em projetos que envolvam o pilar de responsabilidade socioambiental, pois esse é um dos principais valores da empresa. Atualmente, tem-se uma série de ações que estão em desenvolvimento/manutenção (citadas anteriormente). Como novidade, a operadora está estudando a implantação de painéis solares nas suas sedes para fazer o abastecimento da energia.

Cada vez mais, o setor está se voltando para este tema. Esta consciência permeia os diferentes produtores da cadeia do transporte rodoviário de passageiros. Percebe-se uma evolução na tecnologia dos ônibus, uma tendência na renovação de energia nas garagens (utilização de painéis solares) e, também, a adoção de práticas sustentáveis como o aproveitamento de água da chuva e a reciclagem do lixo e resíduos. Estes são alguns exemplos de mudanças que já foram percebidos no setor como um todo.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *