O futuro da condução autônoma

O Xcelsior AV™ se insere no plano de pesquisa estratégica de automação de trânsito da Administração Federal de Trânsito (FTA) para potenciais avaliações sobre riscos, barreiras e estratégias de mitigação associadas à implementação de tecnologias de automação nos ônibus

Uma das mais consagradas fabricantes de ônibus da América do Norte anunciou recentemente o desenvolvimento de seu primeiro modelo de veículo com direção autônoma. O modelo Xcelsior AV™ (100% elétrico) é fruto do Programa de Tecnologia Automatizada da New Flyer, anunciado pela primeira vez em maio de 2019, em parceria com a líder de inteligência artificial e automação Robotic Research.

Para que a automatização possa estar no modo de operação, o Xcelsior AV™ conta com duas tecnologias primárias. A primeira é o AutoDrive®, sistema de auto-condução da Robotic Research, servindo como os “olhos e cérebro” dessa autonomia, processando o mundo ao redor do ônibus, incluindo o mapeamento sobre o ambiente, permitindo a tomada de decisões e a navegação pelas rotas. A segunda é o AutoDrive ByWire da Robotic Research™ (sistema drive-by-wire), servindo como as “mãos e pés” do sistema automatizado, controlando a direção, frenagem e acelerador. Esta tecnologia AV oferece vários recursos que devem ser aproveitados para tornar a experiência de mobilidade mais segura. Esses recursos do sistema incluem a visualização do ambiente externo por meio de sensores, radares e câmeras ; detecção e evasão de pedestres pela rota; detecção de veículos com a utilização de sensores que monitoram 360° ao redor do ônibus; sistema de análise de desempenho interagindo com outros veículos e infraestrutura própria.

O Xcelsior AV™ se insere no plano de pesquisa estratégica de automação de trânsito da Administração Federal de Trânsito (FTA) para potenciais avaliações sobre riscos, barreiras e estratégias de mitigação associadas à implementação de tecnologias de automação nos ônibus de operação urbana. “Nosso modelo Xcelsior AV representa o futuro antecipado da segurança no transporte público e o mais recente salto tecnológico para a New Flyer. Nós nos comprometemos a construir um ônibus urbano autônomo em cinco anos. Neste momento estamos entregamos esse veículo que muda o setor. A tecnologia é real e está aqui. No futuro, esperamos que as frotas de ônibus autônomos melhorem a segurança viária, com potencial para reduzir os tempos de deslocamento, aumentar a eficiência energética e reduzir os congestionamentos”, disse Chris Stoddart, presidente da New Flyer e MCI.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *