NELEC, o supremo da eletromobilidade

Em parceria com a Scania (que forneceu seu chassi com tração elétrica), a Castrosua atentou para os detalhes de segurança embarcada para promover otimização operacional

Desde 1948 produzindo ônibus, a marca espanhola Castrosua é reconhecida no mercado local e também em regiões europeias por ter know how na construção de carroçarias idealizadas para o transporte urbano e interurbano, com projetos concebidos sob os melhores conceitos de design e acabamento, valorizando o modelo do transporte coletivo sobre pneus.

Recentemente, a fabricante apresentou um novo modelo de carroçaria, denominada NELEC, a sua resposta para as necessidades da eletromobilidade em sistemas de transporte urbano. Este é o seu primeiro ônibus com o qual se identifica com as soluções da montadora Scania, permitindo responder às necessidades de cada cliente e cidade, oferecendo um alto nível de personalização e detalhes.

São duas as versões nessa nova gama de veículos – com piso baixo integral ou low entry (entrada baixa) -, visando atender as operações em cidades ou suburbanas. As versões de dimensão estão entre 11,5 metros a 13 metros de comprimento, com duas ou três portas. O seu projeto levou em consideração a metodologia da programação em 3D, fundamental para o seu desenvolvimento.

Em parceria com a Scania (que forneceu seu chassi com tração elétrica), a Castrosua atentou para os detalhes de segurança embarcada para promover otimização operacional. Com isso, o veículo incorpora sistemas de alerta de mudança de faixa, radar de proximidade de impacto na frente (com frenagem automática em caso de emergência), radares laterais e câmeras substituindo espelhos retrovisores convencionais. O novo modelo também traz novidades estruturais que antecipam as necessidades e normas de segurança em questões como incêndio (R-118) e em relação a capotamento (R.66).

NELEC, o supremo da eletromobilidade

Externamente, essa nova versão traz uma experiência única em termos de estética, com desenhos e linhas inovadoras, generosas áreas envidraçadas e acabamento primoroso.

Internamente, o veículo agrega um ambiente harmônico e confortável aos passageiros, além de componentes que objetivam reduzir o contágio com vírus e bactérias, como os botões de solicitação de parada, que podem ser com acionamento pelos pés ou sensores fotoelétricos (proximidade das mãos), sem contato manual, dentre outros materiais com esse fim. “A própria evolução da marca Castrosua mostra a sua constante adaptação ao mercado, pois iniciamos com a produção de ônibus rodoviários e depois focamos no segmento urbano, em que já desenvolvemos os primeiros veículos híbridos na Espanha e, agora, continuamos na linha de eletromobilidade”, ressaltou Juan Luis Castro, presidente da empresa.

Imagens – Castrosua

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *