O gás natural tem relevância no sistema colombiano de transporte

No universo do transporte coletivo urbano, não só a eletricidade pode ser eficiente em termos ambientais

Um dos mais expressivos sistemas mundiais de transporte coletivo urbano continua reforçando sua estratégia de ser sustentável ambientalmente. Bogotá, capital colombiana, é conhecida por investir em tecnologias limpas em sua mobilidade realizada por ônibus. A estrutura local, formada pelos corredores do TransMilenio e pelos serviços do SITP, usam ônibus elétricos e também a gás natural, com motorização Euro VI, alcançado objetivos positivos em relação aos menores índices de poluição.

Recentemente, 55 novos veículos, com chassis Scania dotados de propulsores a gás, foram entregues para o operador SUMA S.A.S. Os ônibus possuem características próprias, para a operação em rotas alimentadoras e entre bairros, e, para isso, possuem nove metros de comprimento.

Juan Carlos Ocampo

No tocante a mecânica, o chassi F280B 4×2 foi submetido a testes operacionais em diferentes cidades do país, com resultados destacados, tanto no que se refere ao desempenho, quanto ao consumo. Ele conta com motor dedicado a gás natural (Euro VI) com 280 cv de potência, suspensão pneumática e câmbio automático Allison com cinco marchas com retarder, o que na visão da montadora é a combinação perfeita para o trânsito para e anda das grandes cidades. “O mercado colombiano oferece muitas oportunidades para podermos introduzir um produto de qualidade e com moderna tecnologia em um nicho de mercado que utiliza veículos equipados com transmissão manual e suspensão metálica, além de proporcionarem maiores emissões de CO2 e material particulado, entre outros componentes nocivos à saúde das pessoas e ao meio ambiente”, afirmo Juan Carlos Ocampo, gerente-geral da Scania Colômbia.

De acordo com a montadora, este é o início de uma série de entregas para o Sistema Integrado de Transporte Público (SITP) em Bogotá, já que entre os meses de setembro e dezembro de 2022, serão adicionados 209 ônibus, além de 85 unidades do tipo Padron (12 metros), com motores a gás natural Euro VI.

Os novos ônibus possuem uma característica especial para o sistema SITP, de Bogotá

A questão da redução das emissões poluentes é muito bem observada pela fabricante do chassi, pois os veículos apresentam uma diminuição de até 99% do material particulado, mais de 80% em óxido de Nitrogênio, 40% do CO2 e 50% do nível de ruídos.

A marca também ressalta que oferece aos seus clientes uma solução 100% integrada de negócios, que, além da venda do veículo (com programa de financiamento próprio), inclui o serviço de manutenção e reparação, bem como o sistema de gestão de frotas. O modelo F280B foi desenvolvido na planta da Scania em São Bernardo do Campo, SP, e os ônibus receberam carroçarias produzidas pela Busscar de Colômbia.

Imagens – Scania Colômbia

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