Em continuidade ao seu plano para eletrificar parte da frota de ônibus urbanos em seu sistema de transporte público, a capital chilena conheceu recentemente o modelo articulado 100% elétrico da marca BYD. O veículo, com 18,50 metros de comprimento e capacidade para 104 passageiros, será testado por dois meses pela operadora local Metbus.
O modelo dispõe de um ambiente interno harmonioso, com mais espaço, poltronas acolchoadas, sistema de ar-condicionado, conexão de internet via Wi-Fi, portas USB, 18 câmeras de segurança, piso baixo, espaço para cadeira de rodas e posto do condutor com cabine. De acordo com a ministra de transportes e telecomunicações do Chile, Glória Hutt, o ônibus integra o projeto de provas e avaliações de novas tecnologias para as melhores alternativas a ser implantadas na frota do transporte público de Santiago. “Estamos priorizando tecnologias limpas e eficientes, tanto para os usuários, como para o meio ambiente, visando a próxima licitação que introduzirá novos ônibus na capital. E este novo exemplo de avaliação tecnológica em nosso sistema é um sinal de confiança no processo que estamos levando adiante”, afirmou Hutt.
De acordo com a BYD, o modelo em questão tem uma autonomia de 320 quilômetros com carga completa, tendo vida operacional acima de 10 anos. “A versão que vamos testar no Chile trouxemos dos Estados Unidos para mostrar que podemos fabricar veículos com qualidade para atender as demandas dos operadores chilenos. Um destaque é que sempre fomos pioneiros em demonstrar que a tecnologia elétrica funciona”, comentou Tamar Berríos, gerente da BYD Chile.
Imagens – Ministério do Transporte e Telecomunicações Chile e BYD
0 comentários