Ônibus elétrico no mercado canadense

Tração elétrica ganha corpo no transporte coletivo da América do Norte

A província de Quebec, no Canadá, anunciou a aquisição de até 1.229 ônibus elétricos (100% a bateras). Os veículos serão do modelo LFSe+, da fabricante Nova Bus, com 12 metros de comprimento. Eles serão entregues em três anos, a partir de 2025. A tecnologia de tração terá o sistema modular de propulsão elétrica GEN 3 da BAE Systems. A operadora Société de Transport de Montréal (STM), em colaboração com a Association du transport urbain du Quebec (ATUQ*), são as responsáveis pela aquisição.

Segundo informações, o contrato é o pedido único mais significativo de ônibus elétricos na história da América do Norte, tendo como pedido inicial de 339 unidades com o valor de 583 milhões de dólares canadenses e a opção de mais 890 ônibus, representando outros 1,531 bilhão de dólares canadenses. No total, o fornecimento das 1.229 unidades alcançará o valor de 2,114 bilhões de dólares canadenses.

O modelo LFSe+ vem com bateria de longo alcance e representa uma solução de mobilidade inteligente que combina a plataforma Nova Bus LFS, uma estrutura durável e comprovada que facilita o acesso para pessoas com mobilidade reduzida, com as mais recentes inovações em eletromobilidade e segurança.

Segundo a montadora dos ônibus, uma característica fundamental do mais recente sistema de acionamento elétrico GEN3 é a modularidade do sistema de controle do inversor – referido pela BAE Systems como seu Sistema Modular de Controle de Potência (MPCS), cuja principal função é controlar o motor primário de tração – e a capacidade para adicionar módulos para a capacidade adicional de armazenamento de bateria. Tal tecnologia permite que tenham um otimizado controle da capacidade da bateria com relativa facilidade, pois possui combinadores de bateria adicionais que permitem a adição de baterias caso seja necessário.

O pacote de baterias pode conter quatro ou seis unidades, com potência de 98kWh, totalizando 392kWh ou 588kWh, dependendo da aplicação. No entanto, esta configuração MPCS padrão já permite que o Nova Bus adicione oito pacotes de bateria para até 784kWh, antes que um módulo combinador de bateria adicional seja necessário.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *