Operadora alemã aumenta investimento no ônibus a hidrogênio

Com o apoio governamental e o suporte de programas sensatos que visam a transição energética do transporte coletivo, a Europa continua caminhando para a mobilidade sem emissões poluentes

A tecnologia das células a combustível vem ganhando terreno nos sistemas de transporte coletivo urbano pela Europa. Tal modelo de propulsão elétrica e limpa se mostra uma forte tendência para que os ônibus tenham, cada vez mais, a tecnologia de ponta apta a atender os requisitos de um modelo de mobilidade descarbonizada. Recentemente, a Regionalverkehr Köln GmbH (RVK), operadora da cidade alemã de Colônia, anunciou o seu terceiro pedido de ônibus a hidrogênio desenvolvido pela fabricante polonesa Solaris, reforçando seu compromisso com o transporte sustentável.

Com uma frota de 35 veículos equipados com as células a combustível, a RVK aprimorará ainda mais sua iniciativa verde, adicionando 18 ônibus elétricos na versão articulada. O modelo selecionado, Urbino 18, contará com sistemas de assistência ao motorista de última geração.

Os futuros veículos terão um motor central elétrico e um acionamento modular, o que permitirá uma disposição reconfigurada das poltronas no salão e maximizará a capacidade de passageiros. Eles serão equipados com um conjunto de células a combustível de última geração de 100 kW, utilizando mais de 50 quilos de gás hidrogênio armazenados em 8 tanques posicionados no teto, o que garantirá uma autonomia garantida de 350 quilômetros, independentemente das condições climáticas e topográficas.

E, para atender ao aumento da demanda de energia elétrica, haverá, ainda, duas baterias Solaris High Power, cada uma com capacidade de 30 kWh.

Em termos tecnológicos, os novos ônibus contarão com ar-condicionado de alta eficiência, monitoramento avançado e em tempo real, além de sistema de informações aos passageiros e o recurso MobilEye Shield+, projetado para detectar objetos próximos ao ônibus (em pontos cegos), garantindo maior segurança para passageiros e pedestres.

De acordo com a Solaris, a sua versão Urbino 18 é a segunda proposta dentro do portfólio de hidrogênio, sendo o que modelo mais curto, Urbino 12, está no mercado desde 2019, onde mais de 120 unidades deste tipo já estão em operação em 15 cidades europeias.

Imagem – Divulgação

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