Em Santiago, ônibus elétrico com dois pavimentos

O conceito além das fronteiras da Gran Bretanha e da Ásia

Seguindo à risca o que cidades de Londres e Hong Kong adotam em seus sistemas de transporte coletivo, a capital chilena também irá operar com ônibus de dois pavimentos em suas rotas urbanas. E eles possuem tração elétrica. Ao todo, 10 unidades serão utilizadas localmente. Elas têm 12,128 metros de comprimento e 4,170 metros de altura, com um peso aproximado de 16,5 toneladas.

No final de 2016 e início de 2017, provas pilotos com a respectiva configuração foram realizadas em Santiago. Na ocasião, a avaliação da experiência mostrou que os usuários deram nota 6,7 (em uma escala de 1 a 7) e 74,7% dos entrevistados o avaliaram com nota 7. Entre os principais motivos para essa classificação, destacaram o conforto e a sensação de maior espaço e modernidade.

Produzidos pela marca chinesa BYD, os ônibus possuem 30 entradas USB distribuídas na área de passageiros, sistema de conexão de internet via Wi-Fi e ar-condicionado. São 69 poltronas distribuídas em ambos os andares. Além disso, incorporam um assento XL e uma área preferencial para cadeiras de rodas. A capacidade total é para 100 passageiros.

A recarga elétrica de cada veículo vai de 0 a 100% em um máximo de duas horas, o que permite autonomia de 280km. “A BYD Chile se estabeleceu no país como líder no mercado de ônibus elétricos. Fomos os primeiros a apostar na eletromobilidade no transporte público e hoje somos os primeiros a trazer os ônibus elétricos de dois andares. O sucesso do que vemos hoje também se deve ao fato de termos gerado alianças para criar um ecossistema em torno da eletrificação, com um sistema de carregamento, com infraestrutura e, claro, graças a um operador inovador e confiável que assume o risco de testar e avançar”, disse Tamara Berríos gerente-geral da BYD Chile.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *