Operadoras alemãs apostam no hidrogênio

O uso da propulsão elétrica por meio das células combustível vem conquistando espaço na Europa

A fabricante polonesa de ônibus, Solaris Bus & Coach, entregou, recentemente, 10 ônibus Urbino 12 com células a combustível para duas transportadoras urbanas da região da Alta Baviera, sendo cinco unidades à Busreisen Ettenhuber GmbH, e outras cinco para Martin Geldhauser GmbH & Co. Os novos veículos serão utilizados nas regiões de Munique e Ebersberg, visando os projetos locais de transporte coletivo livre das emissões poluentes. Ainda, eles estarão em rotas diferentes para ganhar ampla experiência em relação a autonomia, condições climáticas, capacidade e outras variáveis dentro do escopo do projeto.

Cada ônibus possui a tração elétrica por intermédio dos motores localizados nos eixos. As células a combustível são de última geração, com capacidade energética de 70 Kw. Já o hidrogênio é armazenado em cinco tanques de acomodação total de 1.560 litros. Isso possibilita uma autonomia mínima de 350 km em um único abastecimento. Os veículos também são equipados com uma bateria de tração Solaris High Power relativamente pequena, que suporta a célula de combustível durante os períodos de pico de demanda de eletricidade.

No quesito segurança, os ônibus terão o sistema MobilEye Shield+, que monitora os pontos cegos e avisa o motorista sobre a presença de um pedestre ou ciclista junto aos veículos. Além disso, as transportadoras encomendaram o moderno Sistema eSConnect, telemetria que ajuda a otimizar a operação da frota, aumentando sua disponibilidade operacional.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *