Otimização operacional por meio da tecnologia

"Na Praxio, como empresa especializada no desenvolvimento de softwares para transporte, estamos sempre empenhados em oferecer as melhores soluções para otimização operacional dos serviços de ônibus, seja no segmento urbano, rodoviário ou fretamento e turismo"

Com expertise em sistemas focados na dinâmica dos diferentes setores do mercado de transporte rodoviário de passageiros, seja ele urbano, rodoviário ou fretamento, e no entendimento do comportamento dos consumidores finais de cada setor, a empresa Praxio disponibiliza recursos e ferramentas tecnológicas que visam o suporte à operação por intermédio de soluções e cursos orientados à cada finalidade e serviço.

A revista AutoBus conversou com o CEO da Praxio, Valmir Colodrão, sobre um panorama relacionado ao mercado e como as tecnologias desenvolvidas pela empresa se inserem no segmento da mobilidade e transporte coletivo.

Revista AutoBus – Fale um pouco do processo de criação da Praxio, por favor.

Valmir Colodrão – A Praxio é uma empresa brasileira de tecnologia que oferece soluções para gestão integrada no setor de transporte rodoviário. Antes de se chamar Praxio, éramos conhecidos como BgmRodotec e, em 2018, passamos por uma reestruturação para um nome que refletisse melhor nossa cultura ágil e inovadora. Hoje, estamos presentes em mais de 50% das médias e grandes empresas de transporte por ônibus do Brasil e temos clientes também em Portugal e Angola. Nosso diferencial está na especialização, no desenvolvimento de tecnologias que atendem as necessidades de um mercado em constante evolução. Mesmo o nosso atendimento é especializado, ou seja, se o gestor financeiro da empresa cliente necessita do nosso suporte, será atendido por um profissional especializado nesta área, sobretudo nos processos inerentes à empresa de transporte. E isso se mantém quanto aos outros departamentos, seja pessoal, fiscal, manutenção, compras, entre outros. Também participamos ativamente do setor por intermédio de diversos projetos. Entre eles, a Praxio Academy, a primeira escola de cursos gratuitos de formação profissional focada exclusivamente na capacitação de profissionais que desejam atuar no setor de transporte por ônibus.

AutoBus – A empresa tem a expertise em oferecer tecnologias que promovem a otimização operacional nos serviços de ônibus. Como ela está inserida nesse contexto e quais são as ferramentas e recursos disponibilizados ao segmento?

Colodrão – Na Praxio, como empresa especializada no desenvolvimento de softwares para transporte, estamos sempre empenhados em oferecer as melhores soluções para otimização operacional dos serviços de ônibus, seja no segmento urbano, rodoviário ou fretamento e turismo. É por meio da expertise acumulada em mais de 40 anos evoluindo junto com este setor que ofertamos ferramentas e recursos que permitem a gestão integrada da frota, bem como análise de dados em tempo real, o que favorece a tomada de decisões estratégicas. Assim, contribuímos para uma mobilidade mais eficiente e sustentável.

AutoBus – Que benefícios e vantagens são alcançados por seus clientes?

Colodrão – Entre os principais benefícios alcançados pelos nossos clientes, estão: a redução de custos operacionais, aumento da produtividade, melhoria da qualidade do serviço prestado e maior controle e segurança na gestão de frota, entre outros. Além disso, nossas soluções permitem que nossos clientes possam oferecer aos passageiros uma experiência mais confortável e segura durante suas viagens, da compra de passagens ao destino final.

AutoBus – Qual o grau de evolução você analisa sobre essas tecnologias que se tornaram disruptivas no setor?

Colodrão – O grau de evolução é muito significativo, pois a tecnologia acompanha as demandas do mercado e está bastante atrelada ao próprio comportamento do consumidor e o que ele espera de um serviço cada vez mais moderno. Com a utilização de big data, IoT, inteligência artificial e plataformas como SaaS, por exemplo, podemos obter resultados ainda mais precisos e eficientes.

AutoBus – É possível entender que já chegamos ao ápice ou ainda há muito que ser desenvolvido em termos de novos sistemas e recursos?

Colodrão – Como mencionado anteriormente, a tecnologia está diretamente ligada à experiência do consumidor. Por isso, está em constante evolução e novas demandas surgem a todo momento. Estamos sempre investindo para otimizar essa experiência e trazer as melhores soluções para nossos clientes.

AutoBus – A Praxio se tornou uma referência no mercado. Como se manter frente à concorrência, tendo um alto nível de desenvolvimento e de negócios?

Colodrão – Para se manter à frente da concorrência, é fundamental manter o foco no cliente e buscar soluções que atendam às suas necessidades. Para isso, é importante se manter atualizado sobre tendências do setor e novas tecnologias. Além disso, é preciso investir em capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, a fim de manter a cultura de inovação na empresa. Dessa maneira, podemos oferecer soluções cada vez mais estratégicas para nossos clientes e manter nossa posição no mercado.

Imagem – Divulgação

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *