Para as baterias de nióbio, um carregador elétrico veloz

Tecnologia chega para favorecer o abastecimento de energia dos ônibus elétricos

A empresa multinacional, ABB, referência em soluções de carregamento de veículos elétricos (VE), disponibilizou seu pantográfico ultrarrápido, Terra HVC 300kW, para o projeto de ônibus elétrico que envolve a parceria entre CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus, na cidade mineira de Araxá.

De acordo com a fabricante da tecnologia, ela já implementou esse conceito com sucesso em diversos projetos ao redor do mundo, sendo que um dos maiores foi para a Copa do Mundo no Catar em 2022, onde foram instalados 89 carregadores pantográficos e mais de 240 carregadores de alta potência com conector CCS-2, além de painéis de média e baixa tensão para recarregar a frota de ônibus eletrificados.

Tal carregador pantográfico ABB Terra HVC é composto por duas cabines de potência de 150kW cada e um totem com pantógrafo que inclui um sistema de detecção automática do veículo por proximidade. No protótipo de e-Bus, dois trilhos de contato instalados na parte superior do veículo recebem a conexão do carregador pantográfico da ABB, garantindo uma recarga eficiente e rápida. O modelo, ainda, pode ser fornecido em versões de 150kW a 600kW de potência.

Wilson Morais, diretor de produtos e soluções da divisão de mobilidade elétrica da ABB, comentou que a escolha da empresa como fornecedora da tecnologia de carregamento para este protótipo de ônibus elétrico reforça a sua liderança em soluções de mobilidade elétrica. “Trata-se de um projeto inédito para promover uma mobilidade urbana mais limpa e sustentável. CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus estão unidas para o desenvolvimento e aplicação de baterias de íons de lítio com Nióbio para impulsionar o crescimento da eletrificação no mundo. Esta tecnologia em conjunto com as soluções de recarga ultrarrápidas da ABB reduzem o tempo de recarga necessária para que os ônibus elétricos recarreguem suas baterias” avaliou.

Outro detalhe é que a ABB forneceu dois carregadores pantográficos, um instalado na planta da CBMM em Araxá (MG) e o segundo na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ). “A tecnologia foi desenvolvida para ser expandida e aplicada em novos projetos de eletrificação de frotas de ônibus elétricos, maximizando suas vantagens e benefícios”, explicou Morais.

Imagem – Revista AutoBus

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *