Parceria para impulsionar o gás

A meta é incentivar o uso comercial do gás natural e do biometano

No Brasil da atualidade, o gás natural poderia ser, de maneira viável e satisfatória, um combustível alternativo ao diesel para os veículos comerciais. Contudo, a realidade não acompanhou o que muitos países fizeram em termos de explorar essa opção como forma de reduzir as emissões poluentes e até os custos operacionais de suas frotas, principalmente, no segmento de transporte coletivo urbano. Falta de políticas governamentais para o incentivo, carência de interesse e até de uma tecnologia moderna, foram alguns dos fatores que influenciaram negativamente sua presença em solo brasileiro.

Mas, esse quadro pode ser alterado, ainda mais quando o País tem ao seu dispor um verdadeiro pré-sal em termos de produção de biometano, que pode ser inserido, sem dúvidas, na propulsão de ônibus e caminhões. Durante o 5° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que aconteceu, recentemente, em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) e a montadora Scania anunciaram uma parceria com o objetivo de impulsionar o uso do Gás Natural Veicular (GNV) e do biocombustível em veículos pesados.

As mencionadas empresas ressaltaram a importância do trabalho conjunto para a implantação de projetos, como a estruturação de Corredores Azuis para que esses veículos possam rodar com um combustível mais eficiente e sustentável. “A parceria da Scania com a Compagas celebra mais um passo importante para a descarbonização do transporte de cargas e passageiros. É necessário que o máximo de agentes possíveis estejam engajados à essa urgência, de não dependência ao diesel, e estimule o mercado para atender a essa demanda. Nós estamos atuando em várias frentes para que o biometano se torne cada vez mais uma opção não apenas viável, mas real, assim como aconteceu com o etanol para os automóveis”, destaca Gustavo Bonini, diretor de Relações Institucionais da Scania.

Rafael Lamastra Jr. e Gustavo Bonini

Ainda, segundo explicou o executivo, a evolução da infraestrutura permite o crescimento do uso da tecnologia nas estradas do País. “Para que a transição energética ocorra é fundamental o desenvolvimento de infraestrutura de distribuição e ampliação da rede de abastecimento. São ações de parcerias como esta que precisamos para avançar, inovar e oferecer soluções para que outras empresas também superem suas metas. Nossa expectativa é que os corredores sustentáveis se desenvolvam e o biometano se consolide como alternativa viável”, observou.

Rafael Lamastra Jr., CEO da Compagas, comentou que os projetos ligados à mobilidade sustentável colocam o Paraná em um movimento de destaque nacional. “O gás natural é uma energia verde e colabora para a transição energética com menor emissão de poluentes e melhor competitividade. Além disso, há de se destacar a disponibilidade da tecnologia da Scania para adoção imediata pelas frotas e empresas, o que representa ganhos ambientais e operacionais também imediatos. O gás natural e o biometano são os combustíveis para a sustentabilidade do presente”, disse.

Imagens – Divulgação

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