Pelo Túnel do Tempo

A trajetória de um grupo dedicado aos clientes do transporte

De secos e molhados a veículos comerciais

Quem está diretamente ligado no setor de transporte, seja ele de passageiro ou de carga, sabe muito bem das peculiaridades relacionadas com a criação de uma empresa e, também, das dificuldades de se estabelecer frente aos grandes desafios de outrora (lá nas décadas de 1940 e 50), quando então, a indústria brasileira de veículos automotores ainda dava seus primeiros passos por aqui e era necessário importar os mais variados modelos para abastecer o mercado local.

Muitos dos que estão, hoje, no segmento também viveram, em suas trajetórias iniciais, processos diferenciados aos que estão envolvidos neste momento. É o caso da concessionária paranaense P.B. Lopes & Cia Ltda, da cidade de Londrina, representante da marca Scania. Antes de trabalhar em nome da montadora de origem sueca, a revendedora teve seu início de forma inusitada, como um armazém de secos e molhados, no começo da década de 1940.

Tudo começou com o espanhol José Lopez Lopez, na também cidade paranaense, Ibiporã, por intermédio de sua Casa Econômica, onde atendia os moradores locais com as suas mais diversas mercadorias (ferramentas, alimentos e demais produtos). Além disso, também fornecia gasolina, por meio de um posto instalado ao lado de sua empresa. O empreendedor ficou reconhecido por ser um ótimo comerciante, de caráter, atuando de forma enfática na defesa do bom relacionamento com colaboradores e os seus clientes. Também fora identificado como uma pessoa que cumpria com o lado social, sempre filantropo, atendendo aos mais necessitados.

Além de sua casa comercial, havia ainda a fazenda produtora de café e a beneficiadora do produto. Pensando em voos mais altos, José Lopez Lopez deixa a pequena Ibiporã para trás e segue para Londrina, planejando suas novas metas comerciais.

A representação das marcas de veículos e o transporte urbano na vida da empresa

Assim, logo no começo do decênio de 1950, a família investe na criação de uma revendedora de veículos da marca Chrysler, De Soto, com automóveis e caminhões à disposição da cidade e da região onde estava instalada, constituindo a Irmãos Lopes e Cia. Ltda. A representação das marcas mencionadas durou até a chegada da Mercedes-Benz no Brasil, em 1957, quando houve a troca pelo nome alemão na insígnia do estabelecimento comercial.

Os veículos da estrela de três pontas seriam o ponto alto para poder atender aos diversos modelos de negócios em nosso País, fossem eles para o transporte de pessoas ou de cargas, afinal, a Mercedes-Benz inaugurava um período bem importante para o estabelecimento da motorização a diesel em veículos comerciais. Em paralelo à venda de ônibus e caminhões, também eram comercializados eletrodomésticos, num período em que as famílias brasileiras experimentavam as novidades que podiam ser utilizadas em suas residências.

O precursor de todos os negócios também foi operador de ônibus urbano, em Londrina. Em 1958 é criada a VUL – Viação Urbana Londrinense -, em substituição à uma antiga operadora que deixara de realizar os serviços locais. Assim, Lopez acabou por se inserir no segmento, interligando os vários pontos da cidade. 20 anos mais tarde, o termo VUL deixa de existir, entrando TCGL – Transportes Coletivos Grande Londrina. Em 1997, encerra-se o negócio de transporte coletivo sob a direção da Irmãos Lopes, com a venda da TCGL para o Grupo Constantino.

Entrega de novos ônibus para um grande cliente, isso na década de 1970

A marca Scania entra na vida de José Lopez Lopez na década de 1960 (com a chegada dos veículos pesados no mercado), permanecendo até hoje, por meio da revenda P.B. Lopes & Cia, empresa que era gerida por seu filho, Pedro Barboza Lopes, que após o falecimento dos fundadores José Lopez Lopez e Amélia Barboza Lopes, na partilha dos bens da Irmãos Lopes em 1997, assume as revendas das unidades de Londrina e Maringá.

Aliás, Pedro Barboza Lopes ainda foi o responsável pelo crescimento dos negócios, investindo em outras filiais da concessionária e em postos de serviços localizados em cidades dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Atualmente, o grande legado da P.B. Lopes, que é gerida pelos diretores Daniela Lopes Gomes e Henrique Gomes, é poder servir aos seus clientes com dedicação e o cuidado, oferecendo os melhores serviços e veículos sob a insígnia da marca Scania, nome reconhecido pela gama de produtos e tecnologia embarcada de última geração.

Imagens gentilmente cedidas pela P.B.Lopes

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *