Preservar a água é dar chance para a vida

A Iveco foca suas ações no lado ambiental

A montadora Iveco tem a consciência ambiental como um de seus mais importantes valores, buscando contribuir positivamente para os grandes desafios globais, dentre eles a gestão do uso de água. No ano passado, a empresa reaproveitou 61% de todo o recurso utilizado em seu complexo industrial de Sete Lagoas, na região central de Minas Gerais, onde estão a sua planta e a da FPT Industrial. O objetivo para este ano é ampliar os números e dar uma nova destinação a 65% do recurso utilizado nas fábricas. “Ano após ano, revisamos nossas metas, tanto de consumo quanto de reuso, para torná-las mais desafiadoras, buscando reduzir ao máximo nosso impacto. Aqui, tratamos a economia de água com máxima prioridade, sempre desenvolvendo projetos de redução de consumo e maximização do reaproveitamento, tudo isso alinhado ao ODS 6 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU) – Água Potável e Saneamento, que busca garantir disponibilidade e manejo sustentável do recurso e saneamento para todos”, explicou Irio Grossi, gerente de EHS (Meio ambiente, Saúde e Segurança) para a América Latina.

Segundo informou a marca, a água reaproveitada na planta de Sete Lagoas é direcionada para uma série de atividades rotineiras, como limpeza dos pisos das fábricas e manutenção dos jardins e das torres de resfriamento, que abastecem tubulações responsáveis por manter equipamentos sob baixa temperatura. O recurso também é usado nos tanques onde são feitos os testes hídricos dos veículos de defesa. Cada estrutura tem capacidade para 804 m³ de água e consome, mensalmente, cerca de 2,5 milhões de litros.

A participação social também tem a sua importância. Discutir o tema e compartilhar as ações desenvolvidas dentro da empresa com a comunidade é outro princípio incentivado pela montadora. Desde 2009, a empresa mantém ativo em Sete Lagoas o programa Próximo Passo, cuja principal finalidade é promover ações de curto e médio prazo voltadas para o desenvolvimento do município. O projeto envolve atividades socioambientais e de conscientização e impacta diretamente cerca de 825 pessoas. “Entendemos nosso papel de agente multiplicador de boas práticas. O que de bom é aprendido e desenvolvido aqui deve ser levado também para nossa comunidade. Quanto mais pessoas e empresas desenvolvendo ações, melhor. O resultado será mais água e com melhor qualidade para todos“, reforçou Irio Grossi.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *