Quatro décadas pensando na evolução

Montadora líder na produção e comercialização de ônibus ressalta seu espaço dedicado para o desenvolvimento tecnológico

O Centro de Treinamento da Mercedes-Benz é o que podemos chamar de escola para o aprendizado e para a formação de técnicos visando a capacitação de profissionais envolvidos com o transporte comercial e com a marca. Localizado na planta montadora em Campinas (SP), ele disponibiliza cerca de 600 cursos para equipes de Vendas e de Pós-Venda da rede de concessionários e da própria fábrica, além de oferecer cursos, em parceria com entidades.

De acordo com a fabricante de ônibus e caminhões, o desenvolvimento da tecnologia sempre foi o grande impulsionador da evolução do Centro de Treinamento ao longo de seus 40 anos, com foco nos impactos no powertrain (motor, câmbio e eixo), ressaltando a chegada do motor eletrônico em 1998, do Star Diagnosis em 2000, dos Programas de Emissões Proconve P7 e P8 (Euro V e Euro VI), da eletrônica embarcada, como o sistema de telemetria e gestão de frota Fleetboard e as tecnologias no Actros, como a segurança ativa e o MirrorCam.

A eletromobilidade é um objetivo alcançado neste momento, sendo que a área oferece cursos ligados a novidades, como o chassi de ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U. Além do Brasil, o Mercedes-Benz Truck Training de Campinas, como também é chamado o Centro, atua com foco na América Latina e em mercados externos, em sinergia com a matriz da Companhia na Alemanha. Desde 1982, foram mais de 440 mil participações em treinamentos, sendo cerca de 12.480 em 2021 no formato de Ensino à Distância (EAD), devido à pandemia.

Para Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, esses 40 anos do Centro de Treinamento de Campinas foram muito intensos, com múltiplas atividades e uma grande evolução em conceito, estrutura e portfólio. “Nesse sentido, vínhamos trabalhando no desenvolvimento de novos meios digitais e on-line de EAD, processo que teve de ser acelerado na pandemia da COVID-19. Isso resultou em um realinhamento das nossas atividades às novas necessidades dos nossos concessionários e clientes. Construímos uma plataforma digital de treinamento, que mostra a total sinergia entre essas necessidades e com o avanço dos conceitos da Indústria 4.0 na nossa Empresa, já vistos nas linhas de produção de caminhões e chassis de ônibus, nos produtos da marca e em serviços e conectividade. Com tecnologia digital, Internet das Coisas, dados na nuvem e Realidade Virtual, entre outros elementos, estamos cada vez mais avançados na capacitação e especialização das equipes da Rede e da Fábrica”, destacou o executivo. Já para Ronaldo Ferrareto, gerente de treinamento responsável pela operação em Campinas, o formato híbrido de treinamento é mais uma solução eficiente e de qualidade que deriva da grande transformação pela qual o momento exige, com ótimas perspectivas de resultados para os participantes da Rede de Concessionários e da Fábrica. “Assim como acontece no presencial, também no EAD os participantes contam com apoio de instrutores durante todo o ciclo do treinamento. Este olhar mais moderno para as metodologias de treinamento já é benchmark para a Daimler Truck. Colegas da China já se interessaram por nossa experiência no Brasil e aplicaram nossas boas práticas para o lançamento de um caminhão Mercedes-Benz no mercado chinês”, disse ele. 

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *