Questões ambientais são o foco da Jundiá

O tema da estratégia ambiental é de extrema importância para o setor do transportes neste momento

Operadora que atua em cinco áreas – transporte escolar, transporte de pessoas especiais e de pacientes, locação contínua/fretamento, transporte rodoviário e transporte urbano -, a Jundiá conta com estrutura em nove cidades, atendendo diversos municípios no estado de São Paulo, Rio de Janeiro Minas Gerais e Espírito Santo. 

Recentemente, a transportadora anunciou a implantação de um sistema de captação energética por meio de painéis fotovoltaicos em sua garagem localizada na cidade paulista de Sorocaba. De acordo com Klaus Chedid, representante da Jundiá e a quarta geração da família em sua administração, desde sempre a empresa se preocupa com questões ambientais, mantendo a frota o mais atualizada possível, utilizando sistema de reutilização de águas (da lavagem dos veículos com estação localizada na garagem de Itapeva) na lavagem dos veículos e mais recentemente o mencionado sistema fotovoltaico, que gera toda a energia utilizada na matriz, Sorocaba, e, também, em diversas outras filiais. “Colocando em tópico o sistema fotovoltaico, que instalamos em parceria com a SFERO Energia Solar, além da redução gigante nos gastos com energia, em pouco mais de um ano e meio, a Jundiá já contribuiu com a redução na emissão de mais de 180 toneladas de CO2. Por meio de números como esse, fica claro que o investimento no projeto é um sucesso e só tem a agregar, para a empresa e para o meio ambiente”, observou ele.

Desde 1967, a transportadora tem suas atividades no ramo do transporte de passageiros, fruto de muita dedicação e trabalho. Ao longo dos anos foi formulada a sucessão societária finalizada no ano de 2003, quando a empresa passou a ser administrada pela 3ª geração da família, assumindo os sócios André e Érika Chedid. Daquele período, foi implantada uma política de expansão comercial, administração rígida, finanças regradas, investimento em frota e recursos humanos, que resultaram em um crescimento ordenado e estruturado da empresa, com colaboradores experientes e engajados. Hoje, na 4° geração, há uma grande preocupação em evolução, tecnologia e inovação em diversas áreas. “A Jundiá sempre teve um posicionamento avançado com questões sociais, ambientais e de governança, mesmo não possuindo o selo ESG, tomamos o cuidado para que todas as boas práticas sejam empregadas e cumpridas dentro e fora da empresa”, disse Klaus.

Perguntado sobre os incentivos e as iniciativas relacionadas às práticas ambientais, se vale mesmo a pena investir, Klaus respondeu de uma maneira bem atenciosa, ressaltando que o mundo sempre evoluiu e ultimamente a velocidade que isso tem acontecido é surpreendente, pois não é possível ficar inertes aos problemas que são causados por todas essas mudanças. “Ter essa “parceria” com o meio ambiente é fundamental, afinal, estamos apenas contribuindo para deixar nossa casa em ordem, certo? Todos os investimentos nessa área sempre nos trouxeram benefícios e ficamos entusiasmados sempre que descobrimos novas formas de contribuir com o meio ambiente, a Jundiá nunca teve problemas para se adequar a essas práticas, muito pelo contrário, sempre obtivemos os melhores resultados, tenho certeza de que o setor obterá os mesmos resultados caso optem por tais investimentos”, conclui ele.

Imagem – Divulgação

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