Realidade virtual no desenvolvimento de ônibus

Ferramenta tecnológica contribui para a criação dos melhores ônibus

Com o objetivo de obter a otimização de recursos e maior qualidade das propostas apresentadas por seus engenheiros e projetistas, por meio de imersão em um ambiente digital, a Mercedes-Benz investe na inclusão de ferramentas de Realidade Virtual (RV) em seus processos de desenvolvimento de produtos. A meta é ter uma visão antecipada do processo de manufatura e mitigação de riscos de acidentes, sendo que seu Departamento de Design de Chassis de Ônibus, com o apoio da T-Systems do Brasil, busca trazer valor agregado à validação dos seus produtos.

No quesito diminuição de riscos, vale-se da execução de análises ergonômicas e de segurança em componentes que promovam risco à integridade física dos colaboradores, como trabalhos em altura, componentes de difícil acesso e sob condições de alta temperatura e/ou alta voltagem.

A sinergia entre as áreas de desenvolvimento é outro ponto favorável com o uso da tecnologia. De acordo com a fabricante, com um ambiente digital imersivo à disposição, os envolvidos no processo de desenvolvimento têm melhores condições de opinar sobre os impactos em cada processo, paralelamente, por meio de participação antecipada das equipes de Engenharia, Processos e Desenvolvedores de Meios de Produção (try-out virtual).

Todos estes fatores contribuem fortemente para a redução do “Time to Market”, ou seja, a disponibilidade, o quanto antes, do produto ao cliente final. “Em função da complexidade e volatilidade das demandas, o mercado de veículos comerciais torna-se a cada dia mais desafiador, fazendo com que as empresas elevem a cultura de inovação relacionada a seus produtos e colaboradores, a fim de assegurar aos clientes entregas de maior valor agregado em um menor período de tempo”, disse Christian Flecksteiner, diretor de Desenvolvimento de Chassis de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *