Com quase 400 ônibus, a Empresa de Transporte Andorinha, da cidade de Presidente Prudente, SP, recebeu, recentemente, novos ônibus, visando a renovação e modernização de sua frota. São seis unidades do Paradiso 1800 DD G8, que trazem alto grau de conforto interno, proporcionado pelas 44 poltronas semileito no pavimento superior e 12 do tipo leito no inferior. Os chassis são Mercedes-Benz, O500 RSD, equipados com a motorização de 428 cv de potência (Euro V), EBS (Sistema Eletrônico de Frenagem), ABS (Sistema de Freios Antibloqueio), monitoramento, câmbio automatizado e retarder, além de LDWS, leitor de faixa.
De acordo com a operadora, a tecnologia embarcada e avançada traz uma série de atributos para oferecer alta confiabilidade, durabilidade, segurança e conforto. Também não se esquecer de ressaltar que a Geração 8 da Marcopolo apresenta excelente desempenho econômico e é rentável para diversas aplicações, seja no turismo ou no transporte regular.
O Paradiso 1800 DD ainda conta com conexão de internet via Wi-Fi, plataforma de streaming com filmes, portas USB, ar-condicionado, geladeira, microfone e interfone, além de bandeja para copos, equipamentos com o objetivo de proporcionar o máximo conforto e comodidade aos passageiros.
A Andorinha transporta, em média, 300 mil passageiros, percorrendo, aproximadamente, três milhões de quilômetros por mês. Possui 1.100 funcionários e outros 800 indiretos. Sua frota é 100% Marcopolo, com carroçarias Paradiso 1200, LD 1600 e DD 1800, com poltronas leito e leito cama, executivo, todos equipados com um moderno sistema de controle por telemetria e dotado de internet Wi-Fi a bordo. Ela também realiza os serviços suburbanos na região onde atua.
Em 2023, a operadora comemora seus 75 anos de estrada. Suas atividades foram iniciadas com uma jardineira, para suprir a carência do transporte de passageiros numa região em que dava seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento. Aos poucos, a Andorinha foi crescendo, atuando, de forma mais ativa, na integração regional, participando da colonização do norte paranaense e, também, do estado do Mato Grosso.
A ligação com a cidade de São Paulo veio na década de 1960, possibilitando o surgimento de uma rede de conexão que só se expandiria, com a abertura de novos mercados, firmando-se no segmento e colaborando, diretamente, com a formação do sistema brasileiro do transporte rodoviário.
Imagens – Divulgação
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