Meta governamental para a renovação da frota

Além da estratégia comercial, a meta ambiental é um dos temas observados pelo incentivo à venda de novos ônibus

O apoio do Governo Federal à indústria automobilística brasileira, por intermédio da Medida Provisória n° 1.175, revela ser um instrumento público que não está ligado apenas às vendas de veículos, mas sim um mecanismo que visa retirar de ruas e estradas os modelos mais antigos, principalmente os caminhões e ônibus. O programa governamental de renovação de frota estabelece uma maneira de se aplicar descontos para facilitar a compra de veículos mais sustentáveis por autônomos e pessoas jurídicas.

A primeira grande venda aconteceu há pouco tempo, com o anúncio de uma operadora paulista que adquiriu 150 novos ônibus, sendo 110 da marca Mercedes-Benz. Serão 90 unidades do chassi urbano OF 1721, outros 20 chassis rodoviários O 500 RSD para as operadoras Suzantur e Viação Itapemirim, empresas do mesmo grupo. Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas & Marketing Caminhões e Ônibus, comentou que esse é um programa temporário, com prazo determinado, mas importante em vários aspectos, sendo que, do ponto de vista ambiental, há o incentivo às ações de descarbonização. “Teremos menos veículos antigos e poluentes nas ruas, além da reciclagem e da economia circular, tão vitais ao nosso planeta. Do ponto de vista social, a cada renovação de frota, garantimos mais segurança a quem está sendo transportado e a todos que estão nas vias, além de promovermos melhores condições de trabalho e de conforto aos operadores e aos usuários do transporte. E por fim, mas não menos importante, o benefício econômico, porque essa medida é fundamental para reestimular as vendas de caminhões e ônibus no Brasil”, explicou.

De acordo com a montadora, os novos chassis trazem a tecnologia BlueTec 6, que atendem ao Proconve P8 (Euro VI), que consomem menos combustível, emitem menos poluentes e são muito mais seguros e eficientes.

A iniciativa quer movimentar o mercado do transporte, com investimentos em modelos de veículos com menores índice de poluição. Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus, disse que a Mercedes-Benz, como líder destacado e histórico nas vendas de ônibus no Brasil, tanto do segmento urbano quanto rodoviário, sempre apoia as iniciativas de renovação de frota. “Estamos ao lado dos clientes para oferecer as melhores soluções, com o portfólio mais completo, atendimento especializado a clientes do setor e serviços dedicados. Ônibus novos para a população do ABC Paulista, como para todas as cidades, resultam em benefícios ambientais, de mobilidade e de qualidade de vida no transporte”, salientou o executivo.

Imagem – Divulgação

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