Scania participa da descarbonização do transporte pelo mundo

Dois exemplos que se destacam pela sustentabilidade ambiental

Recentemente, o sistema de transporte coletivo da Ilha das Canárias fez um pedido à fabricante Scania para a aquisição de 231 novos ônibus, sendo 173 chassis com tração híbrida (diesel/elétrica). A operadora Transportes Interurbanos de Tenerife S.A.U. (TITSA), uma grande cliente da marca sueca, com esse novo negócio, terá em sua frota 291 ônibus com a tração alternativa.

A TITSA transporta mais de 60 milhões de passageiros por ano e cobre mais de 35 milhões de quilômetros em 180 linhas de ônibus da ilha. Essa nova aquisição ressalta o compromisso da empresa com a sustentabilidade, bem como a sua confiança contínua na Scania para fornecer as soluções para ajudar a cumprir as suas metas ambientais.

Os novos ônibus contarão com uma garantia de quatro anos, enquanto as baterias dos veículos com tração híbrida terão a garantia estendida para sete anos. Eles serão entregues nos próximos dois anos, sendo 135 unidades em 2024 e as 96 restantes em 2025. A fabricante Castrosua será a responsável pelo encarroçamento de todos os chassis.

Já no continente africano, na Costa do Marfim, a montadora lançou um projeto piloto que utiliza o biodiesel em ônibus na cidade de Abidjan, capital do país. A meta visa reduzir drasticamente as emissões poluentes e criar empregos por meio da grande escala de biocombustíveis produzidos localmente. O projeto é considerado um marco na forma sistemática da Scania de trabalhar com parceiros, autoridades e clientes para permitir a transição para um transporte sustentável.

Na visão da fabricante, os biocombustíveis produzidos de forma sustentável, a partir de resíduos, são atualmente a melhor opção para reduzir rapidamente as emissões da maioria dos sistemas de transporte público nos países africanos. O biodiesel, nesse caso, reduzirá as emissões de carbono em até 80%, índice que será, ainda maior, quando os veículos foram abastecidos com biometano.

 

Em 2017, a Scania iniciou uma colaboração com a Agence Nationale d’Appui au Développement Rural (ANADER), entidade pública que apoia o desenvolvimento rural na Costa do Marfim, visando encontrar oportunidades para se produzir biocombustíveis locais a partir de cacau e borracha, bem como outros resíduos agrícolas.

No ano passado, a Scania entregou 400 ônibus com motorização compatível com o biodiesel e outros 50 (articulados) movidos a gás natural ou biometano para a SOTRA (operadora do transporte coletivo), como parte de seu projeto de transporte sustentável desenvolvido com o Ministério dos Transportes da Costa do Marfim.

A marca sueca informou que, a segunda fase do projeto começará em breve com a construção de uma nova garagem para ônibus e um corredor do tipo BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) pela Scania e seus parceiros. Desse modo, o sistema proporcionará serviços de transporte público mais rápidos, confiáveis e confortáveis para os moradores de Abidjan.

Imagens – Divulgação

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