Superpolo avança na tração limpa

Contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa e promover a adoção de tecnologias inovadoras no transporte público é a meta da fabricante colombiana de ônibus

Com posição de destaque na produção de ônibus na Colômbia, a Marcopolo Superpolo reforça sua estratégia de se destacar no mercado latino-americano em direção à mobilidade sustentável ao ter em sua gama de produtos dois modelos inovadores de ônibus, um elétrico a baterias e outro com células a combustível, que serão montados em sua fábrica localizada na cidade de Cota.

Os veículos estão equipados com os motores elétricos da Siemens de 308 HP de potência e 3.000 Nm de torque, o que permite um ótimo desempenho. Contudo, há uma diferença quanto a recarga elétrica e abastecimento. A versão elétrica necessita de duas horas para ter suas baterias recarregadas (autonomia de 260 km), enquanto o modelo com células a combustível pode ser abastecido com hidrogênio em 15 minutos (autonomia de 450 km). Ambos têm comprimento de nove metros.

No caso dessa segunda opção, a Colômbia terá a sua primeira estação de produção de hidrogênio verde localizada na cidade de Fontibón. Esta estação é operada pela Green Móvil e representa um marco na busca por alternativas limpas e sustentáveis para o transporte. Para isso, foram investidos 22 bilhões de pesos, sendo que sua capacidade de produção é para mais de 23 toneladas de hidrogênio por ano.

Segundo informações do portal Latinobus, a Marcopolo Superpolo teve que realizar um complexo processo de engenharia para o desenvolvimento de chassis e carroçarias específicas para ônibus elétricos e a hidrogênio, atendendo aos padrões internacionais de qualidade e segurança. A fabricante espera começar a fabricar seis chassis por mês em sua fábrica de Cota e, numa segunda fase, a empresa passaria a fabricar 22 chassis por mês. Com a construção de um novo pavilhão, poderá fazer até 99 em três turnos.

Com início da operação de ônibus movidos a hidrogênio em Bogotá, estima-se uma redução de 1.083 toneladas de emissões de CO2 por veículo a ser alcançada em oito anos.

Imagens – LatinoBus

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