Teste com ônibus elétrico brasileiro

Fabricante gaúcha de carroçarias mostra seu desenvolvimento para a eletrificação do transporte urbano

Com a estratégia de ganhar corpo no mercado latino-americano de ônibus, a encarroçadora brasileira Marcopolo iniciou, neste mês de fevereiro, os testes com o seu modelo de ônibus 100% elétrico Attivi, em Santiago do Chile. A iniciativa está alinhada com a política de eletromobilidade da companhia para ampliar sua presença nos mercados mais avançados na eletrificação, com a formação de parcerias estratégias para o fornecimento de chassi.

Em linhas gerais, o veículo possui 12 metros de comprimento, entrada baixa, motor elétrico (WEG) com potência máxima de 350 kW e torque de 3.500 Nm, além de eixo dianteiro ZF RL82A, eixo traseiro motriz ZF A132, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 350kwh, permitindo autonomia entre 230 e 280 quilômetros (dependendo das condições de utilização). Internamente, pode transportar até 91 passageiros (sendo 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça).

Segundo André Armaganijan, diretor de Negócios Internacionais, de Operações Comerciais e de Mercado Externo da Marcopolo, o ônibus circulará por diversas áreas urbanas da capital Santiago para que os operadores possam avaliar o seu desempenho em trajetos utilizados pelos ônibus convencionais movidos a diesel. “Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e a companhia está presente em diferentes mercados, com parcerias estratégicas para prover as melhores soluções para cada país”, ressaltou ele.

Imagem – Divulgação

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