Theo promove uma nova identidade visual em cidade paranaense

Com o novo projeto, uma série de considerações foram observadas para se chegar à uma solução positiva

A cidade de São José dos Pinhais, localizada na região metropolitana de Curitiba (PR), decidiu adotar uma nova identidade visual da sua área de transportes, abrangendo os ônibus municipais, os táxis e os veículos do transporte comercial escolar.

O projeto do novo layout visual é de autoria do designer Osvaldo Born, que, por seis meses, realizou pesquisas, estudos e o trabalho envolvendo a equipe técnica junto à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito do município, além de empresários, fornecedores, trabalhadores de diversas empresas da região metropolitana que atuam nas áreas de manutenção (pintura, limpeza entre outros) e operação, além de um miniaturista. Para Born, todos puderam opinar sobre a adequação a cada uma de suas funções, sendo que na fundamentação teórica de pesquisas a nível internacional, resultou em um projeto com mais de 300 páginas, incluindo os manuais de orientação e aplicação da nova identidade. “Partimos das cores do brasão e após mais de 100 layouts propostos para os ônibus, por exemplo, chegamos a um visual contrastante e ao mesmo tempo clean e minimalista que reflete o atual estado da arte da área de design visual de frotas e preza pela praticidade de aplicação, oferecendo a rapidez na disponibilidade do veículo que necessite de manutenção, por exemplo”, explicou.

Outro detalhe é que o projeto para os ônibus municipais também envolve a comunicação visual interna, com uniformização dos elementos de identificação dos veículos e da legislação pertinente. Born ressaltou que, agora as mulheres poderão buscar apoio por meio da orientação disposta no adesivo sobre atos de importunação sexual no interior dos veículos e os passageiros como um todo terão a sua disposição informativos e orientações sobre cada legislação municipal que impacta o serviço de transporte coletivo.

Integrado ao layout externo, os adesivos internos também adotam um formato diferenciado, hexagonal, trazendo a representatividade desta figura geométrica para a rotina do usuário. “Nossa vida tem muitos aspectos subjetivos e um deles está representado pelo uso do hexágono na nova identidade, pois o mesmo está presente em diversas manifestações da natureza que vai de elementos do olho dos insetos, a representação do elemento carbono, o floco de neve e o favo de mel, representando sobretudo a coletividade, aspecto primordial presente no transporte coletivo”, explicou Born.

O designer informou que novo layout dos veículos será implementado gradualmente, permitindo a adequação das empresas e prestadores dos serviços de transporte do município, prezando também pela economicidade do sistema e programação das mudanças pelos operadores.

Imagens – Divulgação

1 Comentário

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    Pergunta para a Scania:

    O uso do biometano tem sido criticado em foruns estratégicos de transportes, como possível alternativa aos veículos elétricos a bateria nos ônibus urbanos e caminhões por apresentarem emissões fugitivas no ciclo de vida (supostamente) preocupantes. É o que alegam Ongs internacionais que dão respaldo técnico ao programa mundial “Drive Electric”; são sistemáticos oponentes obsessivos de quaisquer alternativas ao transporte eletrificado a bateria baseadas em biocombustíveis.

    Pergunta: as emissões fugitivas no ciclo de vida dos veículos movidos a biometano teriam alguma relevância objetiva na literatura disponível? Os pesquisadores dos CBios no Brasil estão considerando isso?

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