Há alguns dias, a empresa Compagas, durante o Seminário Internacional Frotas e Fretes Verdes 2023, apresentou os resultados dos testes com o ônibus 100% a gás natural que circulou no primeiro semestre do ano em quatro das maiores cidades paranaenses. Segundo a distribuidora do gás, o objetivo é reforçar a importância da diversificação da matriz energética e enfatizar o papel do gás para a descarbonização do transporte coletivo.
O CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr., comentou que em Curitiba, a competitividade do GNV frente ao diesel foi maior, garantindo uma redução de custos de operação em cerca de 10%, enquanto que a emissão de poluentes foi 20% menor. “Já em Londrina, com o veículo sendo abastecido com biometano, a redução de emissão de poluentes chegou a 95%. Ou seja, em ambos os casos temos mais economia e sustentabilidade para o transporte urbano”, ressaltou
O executivo, também, falou que esses resultados foram obtidos com apenas um ônibus em rota e que uma operação concentrada com mais veículos pode garantir ainda mais vantagens à economia local. “Os veículos de transporte coletivo a gás são uma realidade nas principais cidades do mundo, e nós precisamos aplicar essa tecnologia em nosso país, realizando a substituição de veículos a diesel por modelos a gás, capazes de contribuir com o meio ambiente, com a saúde da população e com a economia”, observou.
Lamastra, ainda, apresentou as vantagens no uso do gás natural e do biometano para a descarbonização do transporte no país, explicando que o Brasil tem projeção expressiva de crescimento da oferta interna de gás natural e alto potencial de produção de biometano, sendo necessário desenvolver novos mercados consumidores para utilização desses combustíveis. “Além disso, o uso do gás natural e biometano, proporciona ao setor de transporte, uma menor dependência do diesel importado consumido e, consequentemente, um auxílio no impacto negativo na balança comercial”, disse.
A demonstração do veículo a gás foi uma ação estratégica da Compagas em prol da mobilidade urbana sustentável a partir do gás natural e do biometano, em parceria com a Scania, com o Governo do Paraná e com as prefeituras dos municípios de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina e Ponta Grossa. Em cada uma das cidades, o veículo circulou por um período de 30 dias para cerificar indicadores de autonomia e eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes.
Quanto as cidades de Ponta Grossa e São José dos Pinhas, os resultados ainda estão sendo consolidados, porém, tendem a mostrar os mesmos índices positivos que atestam o favorecimento do gás natural ou biometano nas frotas de ônibus do Brasil.
Imagem – Scania
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